O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), visita o estado do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (15) com uma comitiva de oito ministros. Eles desembarcam e seguem para o primeiro compromisso, às 11 horas, no Teatro do Sesi, em Porto Alegre.
Em evento público, serão apresentadas as ações do governo federal e os investimentos para o estado, como os projetos previstos no Novo PAC para acelerar o crescimento econômico e a inclusão social. O presidente também se reúne com empresários e terá um almoço reservado. O governador do estado, Eduardo Leite, acompanha toda a agenda.
Depois, a comitiva de Lula irá até Lajeado, no Vale do Taquari. A partir das 15 horas, no Teatro Univates, participam da cerimônia de novos anúncios e prestação de contas do governo federal na reconstrução dos municípios gaúchos atingidos pelas enchentes.
Representantes dos movimentos populares que se mobilizaram para atender a população durante a catástrofe devem participar da atividade.
Acompanham as agendas os ministros Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, Rui Costa, da Casa Civil, Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional, Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, o vice-presidente Geraldo Alckmin, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Fávaro, da Agricultura e Pecuária, Camilo Santana, da Educação e Nísia Trindade, da Saúde. O diretor de Infraestrutura do DNIT, Fábio Nunes, irá representar o ministro dos Transportes. Também estará presente o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto.
Fonte: BdF Rio Grande do Sul
Edição: Katia Marko