Na manhã desta sexta-feira (8), o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), pré-candidato à prefeitura de São Paulo, e Marta Suplicy (PT), que será vice em sua chapa, anunciaram que se vencerem o pleito formarão um secretariado composto por 50% de mulheres.
O anúncio foi feito durante um café da manhã com artistas, lideranças comunitárias e empresários na região central de São Paulo. A paridade no secretariado, que Boulos diz que foi sugerida por Marta, tem relação com o Dia Internacional de Luta das Mulheres, que é celebrado nesta sexta-feira.
"Vocês estão entendendo o que vai ser isso, metade do secretariado formado por mulheres? Vai fazer uma diferença gritante nessa cidade", disse Marta, que voltou ao PT após quase uma década de ausência para disputar a eleição pela prefeitura paulistana.
"A nossa chapa assume o compromisso de, ganhando as eleições em São Paulo, a partir de 1º de janeiro do ano que vem haverá secretariado paritário na cidade", afirmou Boulos, que lidera todas as pesquisas divulgadas até o momento.
"Para fazer de verdade, não só no discurso, São Paulo [se tornar] a capital no combate ao machismo e no protagonismo feminino", encerrou o pré-candidato, aplaudido por uma plateia formada majoritariamente por mulheres.
Edição: Thalita Pires