A Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), será concedida a Marcos Vinicius Vasconcelos, de 20 anos, que resgatou uma mulher e duas crianças que estavam em um carro sendo arrastado pela correnteza, em 21 de fevereiro, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A proposta foi aprovada na última quarta-feira (6), através do Projeto de Resolução 626/24.
Marcos Vinícius de Souza Vasconcelos estava em um ônibus, voltando do trabalho, quando viu o carro da família preso na enxurrada durante uma forte chuva. Todo o resgate foi filmado e durou cerca de cinco minutos. Imagens mostraram que, imediatamente após o resgate, o carro foi levado pela correnteza.
Leia também: Fortes chuvas e ondas de calor: como as cidades devem se preparar para lidar com eventos extremos
Após o ato heroico, Marcos retornou para casa e deparou-se com sua própria residência alagada. Nas redes sociais, ele compartilhou vídeos da situação e agradeceu às mensagens de apoio, destacando que ajudava sua família a salvar pertences.
Marcos Vinicius é auxiliar de logística e vive na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. “A homenagem é dedicada ao ato de heroísmo de Marcos. O mundo precisa de pessoas com o coração disponível, empatia e abnegação. Ele colocou em risco a sua própria vida naquelas condições tão adversas”, disseram os autores.
O projeto é de autoria original dos deputados Felipinho Ravis (SDD) e Átila Nunes (PSD). Também assinam o projeto como coautores os deputados Carlos Minc (PSB), Elika Takimoto (PT), Fred Pacheco (PMN) e Martha Rocha (PDT).
Edição: Mariana Pitasse