A 2ª Mostra de Teatro Circuito Cultural chega ao Espaço Cultural Pé Direito, na Vila Telebrasília, entre os dias 29 de fevereiro e 3 de março, com quatro espetáculos que narram histórias de mulheres, do funk, além de uma peça para crianças. A entrada é gratuita e todas as sessões têm interpretação em libras e audiodescrição.
O evento é uma iniciativa do Coletivo Truvação de Teatro, que reúne artistas da periferia do Distrito Federal. Os ingressos são retirados a partir de uma hora antes do início de cada atração, no local.
A peça que abre a programação, nesta quinta-feira (29), às 20h é Isto também passará, antes que eu morra, da Cia. Víçeras, que reúne quatro mulheres, seus conflitos, memórias e a pluralidade do feminino.
O espetáculo traz à cena o efêmero em múltiplas histórias que se confundem e se refratam em uma dramaturgia viva e híbrida em linguagens. Ao se encontrarem no palco e no vídeo, essas mulheres reais e virtuais se tornam espelhos umas das outras, refletem a si mesmas, duplicadas, multiplicadas, mesmo quando sozinhas.
Leia também: Arte e cultura: as ruas do DF em disputa
Na sexta (1º), às 20h, o Coletivo Ubuntu apresenta Dia de baile, um espetáculo teatral em processo, cuja pesquisa investiga a cultura do funk, manifestação cultural originada na periferia. A narrativa constrói uma linha temporal sobre a história do funk, que conduz os personagens e o público em uma noite no baile.
Já no sábado (2) a programação começa mais cedo, às 15h, com o espetáculo infantil Equilíbrio exterior, solo de João Aguiar. Criada para crianças, a peça explora a relação com alguns objetos cotidianos de uma forma diferente e joga com seu público através de truques, brincadeiras, música e muita curiosidade. E às 20h o espaço recebe uma sessão extra de Isto também passará, antes que eu morra, da Cia. Víçeras.
A atriz Amanda Reis encerra a 2ª edição da mostra no domingo (3), com o monólogo Maria atravessa o tempo, às 19h. O espetáculo resgata e narra a verdadeira história da independência do Brasil a partir de Maria Felipa, uma guerreira da independência, que tem sua história atravessada por Marias de outros tempos, mas que viveram e vivem lutando pela liberdade.
Programação
Dia 29/02
20h - "Isto também passará, antes que eu morra", Cia. VíÇeras
Dia 01/03
20h - "Dia de baile", Coletivo Ubuntu
Dia 02/02
15h - "Equilíbrio exterior", com João Aguiar
20h - "Isto também passará, antes que eu morra", Cia. VíÇeras
Dia 03/02
19h - "Maria atravessa o tempo", com Amanda Reis
Serviço
2ª Mostra Circuito Cultural
De 29 de fevereiro a 3 de março
No Espaço Pé Direito (Rua 1, Lote 23. Vila Telebrasília)
Ingressos gratuitos com retirada 1h antes do início cada apresentação, no local
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Fonte: BdF Distrito Federal
Edição: Flávia Quirino