Economia

G20 financeiro começa em SP com foco no combate às desigualdades na economia global

Ministros da Finanças e presidentes de bancos centrais representando mais de 80% do PIB mundial têm encontro de 2 dias

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Reunião na segunda-feira (26) para negociação do comunicado que será apresentado ao final do encontro - Kelly Fersan / Ministério da Fazenda

O combate às desigualdades é o tema principal do G20 financeiro reunião de ministros da Finanças e presidentes de bancos centrais - representando mais de 80% do PIB mundial - que começa nesta quarta-feira (28) no auditório do Ibirapuera em São Paulo.

A questão é destrinchada em subtemas como as implicações da desigualdade para as políticas econômicas a nível global e as políticas que têm sido bem sucedidas para tratar da desigualdade, inclusive da perspectiva de gênero e raça. 

Na presidência do grupo este ano, o Brasil apontou como prioridades para as discussões o combate à fome, à pobreza e às desigualdades. A embaixadora Tatiana Rosito, coordenadora da Trilha de Finanças do G20 e secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, aponta que o objetivo desse encontro é colocar a desigualdade no centro da política econômica.

"As desigualdades se encontram no mesmo nível que no início do século 20 com concentração de renda e riqueza para a própria economia. A gente espera que os ministros tenham uma discussão bastante franca que leve em conta o papel da desigualdade, o diferente peso que os países dão na elaboração das suas políticas", disse Rosito em conversa com a imprensa na manhã desta quarta. 

Também na agenda, estão os riscos econômicos, incluindo mudança climática, inflação, tributação de super-ricos e as tensões no Oriente Médio. O Brasil quer também ampliar a influência de países em desenvolvimento em entidades de governança global, como o Banco Mundial e o FMI. 

Este ano marca a chegada da União Africana como novo membro do G20 e, pela primeira vez houve uma reunião informal na terça-feira, entre as economias emergentes e em desenvolvimento no G20 financeiro. "Foi a primeira vez que isso ocorreu na Trilha de Finanças. Achamos que pode ser muito frutífero para nós trocar ideias às margens do G20", aponta a embaixadora brasileira.

Os encontros em São Paulo acontecem pelo grupo de trabalho Trilha de Finanças, uma parte das atividades da Cúpula do G20, que este ano será no Rio de Janeiro. 

Comunicado

Na tarde de quinta-feira, será  apresentado um comunicado conjunto do bloco de países, negociado ao longo de todo o encontro. Entre segunda e terça-feira (26 e 27), representantes e secretários dos ministros de Finanças e dos presidentes de Bancos Centrais fizeram um encontro preparatório no mesmo local, que deu início às negociações. O texto elaborado por eles, será apresentado aos ministros nesta quarta (28).

"Concluímos ontem [terça] a negociação de toda a parte econômica do comunicado que vai ser passada aos ministros a partir de hoje, para sua adoção amanhã [quinta]. As prioridades brasileiras seguem não só sendo bem recebidas mas caminhando alguns graus para sua implementação, com planos de trabalho concretos", aponta Tatiana Rosito.

 

Edição: Rodrigo Durão Coelho