provas em maio

'Enem dos Concursos' tem inscritos em 99,8% dos municípios do país

Do total de 5.568 cidades brasileiras, apenas 13 não tiveram inscritos; 2,14 milhões de pessoas participam do concurso

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Provas da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado acontecerão em 5 de maio - Sefaz PE

Moradoras e moradores de 5.555 municípios brasileiros confirmaram inscrição na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o "Enem dos Concursos". Isso representa 99,8% das cidades do país (5.568 no total). Ou seja, apenas 13 cidades não tiveram inscrições confirmadas.

Os números foram divulgados na tarde desta sexta-feira (23) pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), que organiza o concurso. Foram 2,14 milhões de inscrições confirmadas após o fim do prazo de pagamento da taxa de inscrição, na última semana.

O Ministério chegou a anunciar que 2,65 milhões de pessoas tinham feito inscrição. Entretanto, cerca de 500 mil não fizeram o pagamento da taxa no prazo previsto e não poderão fazer as provas. Ainda de acordo com o MGI, esse percentual de pessoas que não pagaram a taxa está abaixo da média histórica para concursos públicos.

Os dados detalhados nesta sexta ainda revelam algumas curiosidades. O Distrito Federal tem a maior proporção de inscritos em relação ao total da população: cerca de 9% dos residentes confirmaram inscrição. Por outro lado, a menor proporção é a de São Paulo: 0,63%. Entretanto, por ser o estado mais populoso, ainda assim SP tem o maior número absoluto de inscritos.

A maior parte dos inscritos (56%) é de mulheres. Os homens são 44%, o que contrasta com a realidade atual do serviço público no Brasil, que tem 54% de funcionários homens e 46% mulheres, de acordo com dados do MGI.

Entre os oito blocos temáticos, o que teve maior número de inscritos foi o 8, de cargos de nível intermediário: mais de 701 mil pessoas concorrem às vagas. Para o MGI, isso pode ser um bom sinal para o funcionamento dos serviços públicos após a convocação dos aprovados.

"Quando é aberto um concurso apenas para o nível médio, pessoas que têm nível superior se inscrevem e acabam sendo aprovadas. Depois, ficam um pouco frustradas e acabam querendo mudar de área, ir para uma área de seu curso superior. Para a gente, isso pode ter sido um resultado bastante positivo da forma como foi feito esse concurso", destacou a ministra Esther Dweck.

Provas

As provas acontecerão no próximo dia 5 de maio, um domingo. Tanto os candidatos às vagas de nível médio quanto aqueles que concorrerem aos cargos de nível superior vão fazer a prova em dois momentos no mesmo dia: uma parte de manhã, outra à tarde.

Se tudo correr como previsto pelo MGI, em 30 de julho será publicado o resultado definitivo da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado, e os candidatos aprovados serão convocados para posse e cursos de formação a partir de 5 de agosto.

O "Enem dos concursos" foi uma iniciativa lançada pelo governo Lula para acelerar a contratação de servidores públicos. O objetivo é retomar a capacidade de atendimento de diversos órgãos federais após a perda de 73 mil servidores ao longo dos governos de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).

Nesta primeira edição, dezenas de órgãos públicos, como ministérios, fundações e agências, se manifestaram e vão receber trabalhadores selecionados pelo concurso unificado. A previsão é de convocação de cerca 6,6 mil aprovados.

Edição: Nicolau Soares