O deputado estadual Requião Filho (PT) denunciou o governador Ratinho Junior (PSD) e o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, por crime de responsabilidade, em requerimento de número 202, protocolado nesta segunda (19). Requião pede o impeachment de Ratinho Jr.
O deputado acusa ambos os gestores públicos pela nomeação em 2019 do diretor-presidente da Invest Paraná, José Eduardo Bekin, e recondução ao cargo após a reeleição de Ratinho Jr. ao governo do Paraná.
De acordo com a denúncia, as nomeações de Bekin "infringiram dispositivos legais", e completa: "sendo necessário, com urgência, o recebimento da presente denúncia, bem como o imediato afastamento do Governador e do Chefe da Casa Civil, por incorrerem no previsto no art. 9°, V, da Lei do Impeachment – crime de responsabilidade contra a probidade na administração".
De acordo com o requerimento, Bekin foi condenado "a oito anos e seis meses de reclusão, em regime fechado, mais pagamento de multa de 110 salários mínimos cada, pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica e sonegação fiscal".
"A denúncia envolvia documentos roubados de um vigilante, uso de identidade fictícia, e a partir disso abertura de diversas contas bancárias, realização de importações, falsificação de notas fiscais, com o objetivo de reduzir ou suprimir a carga de tributos. Esse é o diretor-presidente da Paraná Invest", afirmou Requião Filho em fala no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
O pedido de impeachment foi entregue na mesa diretora da Alep. A Invest Paraná, de acordo com o próprio site, "atua como ponte entre governo e iniciativa privada, auxiliando no levantamento de dados, fornecimento de informações e tomada de decisões estratégicas".
Em viagem aos EUA, o governador Ratinho Jr não se pronunciou sobre a denúncia até o momento.
Fonte: BdF Paraná
Edição: Pedro Carrano