Paraná

Coluna

Cresce adesão pela candidatura própria do PT entre a militância e parlamentares da legenda

Imagem de perfil do Colunistaesd
Reprodução do Convite oficial do encontro de hoje - Divulgação
Um abaixo-assinado já circula entre a militância em defesa da candidatura própria

Nesta segunda-feira (19), às 19h, no Sindicato dos Bancários, com a presença dos três pré-candidatos – deputado federal Zeca Dirceu, da deputada federal Carol Dartora e do advogado e militante Felipe Magal -, das vereadoras Professora Josete e Giorgia Prates, dos deputados estaduais Renato Freitas e Requião Filho, do deputado federal Tadeu Veneri, do ex-governador e senador Roberto Requião e de lideranças sindicais e de movimentos sociais será realizado um ato pela candidatura própria do PT para a prefeitura de Curitiba.

Na sexta-feira (16), reunião organizada na sede do partido, convocada pelas tendências internas – Militância Socialista, Democracia Socialista, Articulação de Esquerda, O Trabalho e Base e Luta –, com a presença de militantes de todas as zonais do partido, definiu um calendário de mobilização em defesa da candidatura própria do PT para disputar a prefeitura de Curitiba e ampliar a bancada na Câmara de Vereadores — com três parlamentares na atual legislatura.

O ex-deputado federal e ex-presidente do PT-PR, Dr. Rosinha, “defende uma campanha pública nas ruas e nas redes sociais pela candidatura própria”.

Um abaixo-assinado já circula entre a militância em defesa da candidatura própria.

Segundo o calendário definido pelo Diretório Municipal do PT, o Encontro Municipal para escolha dos candidatos – chapa de vereadores e o candidato ao cargo de prefeito – será realizado no dia 6 de abril.

Nos últimos meses, o PT curitibano realiza um intenso debate interno entre lançar uma candidatura própria ou apoiar a candidatura do deputado federal Luciano Ducci (PSB), uma alternativa que desagrada amplos setores do partido e dos movimentos sociais na capital.

Ducci, uma trajetória contra o PT e a esquerda

A trajetória de Luciano Ducci, que foi vice-prefeito de Beto Richa (PSDB) e assumiu por um período o mandato na prefeitura de Curitiba, sendo derrotado pela aliança entre Gustavo Fruet (PDT) e o PT, em 2012, é bastante contraditória com as posições do PT.

Ducci apoiou o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e a criminosa operação Lava Jato, votou sistematicamente em todos os projetos de privatizações e de retirada de direitos dos trabalhadores durante os governos de Temer e Bolsonaro, e recentemente votou até no Marco Temporal.

Para complicar o cenário, o PSB, partido presidido por Ducci no Paraná, integra a base de sustentação do governo de Ratinho Jr, aliado de Bolsonaro, e mantém cargos na gestão do atual prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

Portanto, é natural a resistência das bases petistas ao nome de Luciano Ducci. A militância petista de Curitiba sustentou por quase dois anos um duro e duplo combate contra o Lavajatismo e o bolsonarismo.

Essa militância foi a responsável por um movimento inédito, a Vigília Lula Livre, por 580 dias, em defesa da liberdade de Lula. A candidatura própria é tributária dessa mobilização, da campanha pela liberdade do companheiro presidente Lula.

PT em Curitiba, renovação geracional e crescimento

O PT de Curitiba apresenta uma fase de crescimento e de renovação de quadros, no último período. Nas eleições de 2022, elegeu como uma das deputadas federais mais votadas de Curitiba para Câmara de Deputados, a professora da rede pública Carol Dartora, a primeira mulher negra a conquistar um mandato no estado do Paraná.

Para a Assembleia Legislativa, com significativas votações na capital, elegeu Renato Freitas, hoje uma liderança negra e popular de projeção nacional, a jovem Ana Júlia e Maurício Requião.

Para a Câmara de Deputados, elegeu Tadeu Veneri, que foi o candidato do PT nas eleições de 2016 e reelegeu o deputado Zeca Dirceu, que integra a tendência Construindo um Novo Brasil (CNB).

Segundo o calendário definido pelo Diretório Municipal do PT, o Encontro Municipal para escolha dos candidatos – chapa de vereadores e o candidato ao cargo de prefeito – será realizado no dia 06 de abril.


Militância e dirigentes de correntes internas do partido definem calendário de mobilização pela candidatura própria / Divulgação

Serviço

Ato em defesa da candidatura própria do PT: Segunda-feira (19), às 19h, sede do Sindicato dos Bancários – Rua Piquiri, 380 – Rebouças

Ato de rua em defesa da candidatura própria do PT: Sábado (24), às 10h, Rua XV com Monsenhor Celso (esquina democrática) – Centro

Reunião ampliada do Diretório Municipal – Sábado (2 de março) – às 9h, local a definir

 

*É jornalista e escritor. Colabora em diversas mídias progressistas e de esquerda. É o autor dos livros ‘A Política Além da Notícia e a Guerra Declarada Contra Lula e o PT’ (2019), ‘A Saída é pela Esquerda’ (2020), ‘Lava Jato, uma conspiração contra o Brasil’ (2021) e de ‘Brasil Sem Máscara – o governo Bolsonaro e a destruição do país‘ (2022) — todos pela Kotter Editorial. É militante do Partido dos Trabalhadores (PT), em Curitiba. Faz Pós-graduação em Ciência Política.

**As opiniões expressas nesse texto não representam necessariamente a posição do jornal Brasil de Fato Paraná

Edição: Pedro Carrano