É FESTA

Programação oficial do carnaval de Belo Horizonte confirma mais de 500 blocos em 2024

Com 23 dias de festividades neste ano, a capital mineira espera 5,5 milhões de foliões

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Cortejos, que já começaram no último sábado (27), prometem envolver todas as nove regionais da cidade até o dia 18 de fevereiro - Foto: Léo Lara/PBH

Cerca de 510 blocos estão confirmados para circular em Belo Horizonte no carnaval de 2024. A festividade, que movimenta inúmeros belo-horizontinos a cada ano, desta vez espera cerca de 5,5 milhões de foliões nas ruas da cidade.

A programação oficial está disponível no site da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Os cortejos já começaram no último sábado (27) e prometem envolver todas as nove regionais da cidade até o dia 18 de fevereiro.

Entre esses 23 dias de folia, os blocos caricatos e as escolas de samba também marcarão presença e reforçarão a tradição do carnaval de passarela. O desfile, com oito grupos dos blocos caricatos e 12 escolas de samba, acontece na avenida Afonso Pena, em 12 e 13 de fevereiro. 

Favorite seus blocos 

Para facilitar a trajetória individual de cada folião, a Belotur lançou uma nova funcionalidade. Na página da programação, cada pessoa poderá favoritar os blocos de rua favoritos e criar um trajeto personalizado para ser compartilhado pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.

Além dessa possibilidade, é possível verificar o trajeto de cada bloco, com pontos de concentração, data e horário do cortejo. O portal também disponibiliza uma página para verificar os 99 pontos fixos de banheiros químicos, que serão instalados durante o feriado, entre os dias 10 e 13 de fevereiro. Os bairros contemplados serão Cruzeiro, Buritis, Barro Preto, Lagoinha, Santa Tereza, Floresta, Centro e Savassi.

Mudança de localização

Devido às obras de revitalização na Praça da Estação, o palco principal dos shows será no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, onde acontecerá o Kandandu, o encontro de blocos afro da cidade. 

Construído de forma coletiva pela sociedade civil, Associação dos Blocos Afro de Minas Gerais (Abafro) e Belotur, o Kandandu, neste ano, terá apresentações dos blocos Afoxé Bandarerê, Bloco Arrasta Bloco de Favela, Bloco Afrodum, Magia Negra, Oficina Tambolelê, Samba da Meia Noite e Swing Safado.

 

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Larissa Costa