Bahia

Programa de rádio

Programa Brasil de Fato Bahia desta semana traz os conflitos no sul do estado e os 40 anos do MST

Tem também mais um episódio da série No Rastro das Lutas, produzido em parceria entre o BdF e a CESE

Salvador |

Ouça o áudio:

Programa Brasil de Fato Bahia vai ao ar em 30 rádios comunitárias por todo o estado - Divulgação

O programa Brasil de Fato Bahia traz a denúncia de lideranças indígenas de que a polícia militar teria sido conivente com os ataques de fazendeiros no município de Potiguará, no sul do estado, que resultaram na morte de Maria de Fátima Muniz de Andrade, conhecida como Nega Pataxó, e na tentativa de assassinato de seu irmão, o cacique Nilton Pataxó, ambos lideranças do povo Pataxó Hãhãhãe.

Na entrevista, desta semana, Evanildo Costa, da direção estadual do MST na Bahia, fala sobre os 40 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Ele comemora a marca de 40 mil assentados e pré-assentados na Bahia e projeta boas perspectivas de futuro para a luta pela reforma agrária popular.

Tem ainda uma matéria sobre pesquisa da Fundação Getúlio Vargas que mostra que os super-ricos brasileiros foram beneficiados pelo crescimento do agronegócio e mais que triplicaram sua renda desde 2017. A mesma pesquisa aponta também um crescimento bem mais tímido para o restante da população rural do país.  

O programa traz também o último episódio desta temporada da série No Rastro das Lutas: movimentos populares abrindo caminhos para a democracia no Brasil, produzida pelo Brasil de Fato em parceria com a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE). O tema desta semana é a atuação dos movimentos de mulheres na construção da democracia e na defesa de direitos.

O programa Brasil de Fato Bahia também é veiculado nas rádios comunitárias de Anguera, Antonio Gonçalves, Baixa Grande, Brumado, Campo Alegre, Capim Grosso, Conceição do Almeida, Correntina, Cruz das Almas, Inhambupe, Ipiaú, Itaberaba, Itapetinga, Itaetê, Jaguarari, Jiquiriçá, Laje, Macajuba, Miguel Calmon, Nazaré, Paratinga, Piritiba, Quixabeira, Remanso, Ruy Barbosa, Santaluz, Tucano e Xique-Xique.

E está disponível de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato por meio do e-mail.

Edição: Gabriela Amorim