Bahia

Programa de rádio

Programa Brasil de Fato Bahia destaca entrevista sobre participação feminina na política institucional

Programa traz ainda matéria sobre decisão do Ibama de suspender uso de fipronil no país

Salvador |

Ouça o áudio:

Programa Brasil de Fato Bahia vai ao ar em 30 rádios comunitárias por todo o estado - Divulgação

Na sua edição 85, o programa Brasil de Fato Bahia destaca uma entrevista Maíra Kubík Mano, professora da área de Teorias Feministas do departamento de Estudos de Gênero e Feminismo, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (FFCH/UFBA)  e Do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM/UFBA). Ela fala sobre a participação das mulheres na política institucional, violência política de gênero, os 93 anos de conquista do direito ao voto e a ampliação da presença das mulheres nesse cenário.

Tem ainda matéria sobre a decisão do Ibama de suspender a autorização de pulverização de agrotóxicos a base de fipronil em todo o país. Em 2023, o uso desse inseticida causou a morte de pelo menos 120 milhões de abelhas na Bahia, na região de Ribeira do Pombal, que já foi o maior produtor de mel do estado.

Nas notícias nacionais, reportagem sobre a sanção da lei antibullying, que passa a considerar crimes o bullying e o ciberbullying, com pena que pode chegar a quatro anos. Especialistas, no entanto, alertam que a nova lei precisa ser articulada com as legislações de proteção à infância e adolescência já existentes no país para que não vire “letra morta”.

E ainda o décimo episódio da série No Rastro das Lutas: movimentos populares abrindo caminhos para a democracia no Brasil, produzida pelo Brasil de Fato em parceria com a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE). Este episódio traz a trajetória do ecumenismo na defesa dos direitos humanos e na construção da democracia brasileira.

O programa Brasil de Fato Bahia também é veiculado nas rádios comunitárias de Anguera, Antonio Gonçalves, Baixa Grande, Brumado, Campo Alegre, Capim Grosso, Conceição do Almeida, Correntina, Cruz das Almas, Inhambupe, Ipiaú, Itaberaba, Itapetinga, Itaetê, Jaguarari, Jiquiriçá, Laje, Macajuba, Miguel Calmon, Nazaré, Paratinga, Piritiba, Quixabeira, Remanso, Ruy Barbosa, Santaluz, Tucano e Xique-Xique.

E está disponível de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato por meio do e-mail.

Edição: Gabriela Amorim