Foram abertas na última sexta-feira (19) as inscrições para a primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o "Enem dos Concursos". Os interessados podem se inscrever até o dia 9 de fevereiro. Estão em jogo 6.640 vagas em 24 órgãos públicos federais e ministérios.
Os cadastros para a prova são realizados exclusivamente pela internet, no site oficial do concurso. É preciso estar registrado no sistema gov.br. Se ainda não tem uma conta no sistema, clique aqui para saber como se criar a sua.
A taxa de inscrição é de R$ 60, para os cargos de nível médio, ou R$ 90, no caso dos cargos de nível superior. Pessoas inscritas no Cadastro Único terão isenção, assim como doadores de medula óssea, bolsistas ou ex-bolsistas do ProUni e estudantes que tiveram o ensino superior financiado pelo FIES. Mas atenção: o prazo para pedir isenção é de apenas uma semana e termina no próximo dia 26.
Todos os candidatos inscritos na primeira edição do "Enem dos Concursos" vão fazer as provas no mesmo dia: 5 de maio. Para todos os cargos haverá duas partes do teste, uma de manhã e outra à tarde, ambas no mesmo dia.
As provas serão aplicadas em 220 cidades espalhadas por todos os estados do país. A lista completa de cidades está disponível nos editais de cada um dos oito blocos temáticos do concurso. Para acessar os editais, clique aqui.
Cada candidato poderá concorrer a todos os cargos dentro de um bloco temático. As pessoas inscritas deverão escolher o bloco e os cargos para os quais seu perfil é adequado. Além disso, deverão ordenar preferência entre os cargos e entre as diferentes especialidades. A aprovação se dará de acordo com a preferência informada, caso a nota seja suficiente para alocação em mais de um cargo.
Os candidatos aprovados nesta primeira edição do "Enem dos Concursos" começarão a ser convocados para ocupar os cargos em agosto deste ano, segundo previsão do cronograma oficial.
Edição: Matheus Alves de Almeida