Eleições EUA 2024

EUA: Trump confirma favoritismo, vence prévias republicanas em Iowa e faz discurso xenofóbico a apoiadores

Pré-candidato ultradireitista teve vitória esmagadora e ficou mais próximo de confirmar seu nome na disputa presidencial

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Trump conquistou metade dos delegados de Iowa e confirmou favoritismo na disputa - Jim Watson / AFP

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump venceu as eleições prévias do Partido Republicano do estado de Iowa realizadas nesta segunda-feira (15). Foi a maior vitória já obtida por um pré-candidato do partido à Casa Branca no estado que, desde os anos 1970, abre o ciclo de primárias no país.

Trump angariou mais de 51% dos votos, uma vitória considerada esmagadora diante dos pouco mais de 21% do atual governador da Flórida, Ron DeSantis. A ex-embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidsas (ONU) Nikki Halley, que era tida como favorita para ameaçar Trump na votação, conseguiu apenas 19%.

O quarto colocado, o empresário Vivek Ramaswamy, teve apenas 8% dos votos e desistiu da candidatura para apoiar o ex-presidente. A margem de vitória do pré-candidato supera o recorde de 12,8 pontos percentuais alcançado em Iowa por Bob Dole, em 1988.

A vitória do ultradireitista no estado o coloca mais perto de conquistar a nomeação do Partido Republicano para disputar as eleições presidenciais de novembro. No entanto, sua candidatura ainda não está garantida, já que ele terá que enfrentar inúmeras processos na Justiça, incluindo as acusações de conspiração envolvendo o ataque ao Capitólio em 2021.

Além disso, as primárias apenas estão começando. Todos os estados devem realizar votações, e o próximo da lista é New Hampshire, que organiza eleições no dia 23 de janeiro.

Uma vitória no estado pode alavancar de vez o nome de Trump dentro do partido. O próximo desafio seria ter um bom desempenho na chamada Super Terça, no dia 15 de maio, quando 16 estados realizam primárias ao mesmo tempo.

O sistema de votação utilizado em Iowa foi o "caucus", e cada candidato conquistou um número de delegados de acordo com a quantidade de votos recebido. Dos 40 delegados de Iowa, Trump teve 20; DeSantis apenas oito; e Haley teve somente sete. Ramaswamy ficou com os três restantes, que agora devem apoiar Trump.

Xenofobia

Após celebrar os resultados, Trump falou a apoiadores no estado e deu declarações xenófobas afirmando que existe uma suposta "invasão de milhões e milhões de pessoas que estão entrando no nosso país".

"É péssimo, são mais pessoas do que existem no estado de Nova York, não é sustentável para o país, é horrível. Eles saem de prisões, vêm de países que nunca ouvimos falar, de manicômios, muitos terroristas estão vindo", disse.

O pré-candidato ainda atacou o presidente Joe Biden e os democratas dizendo que "muitos terroristas entraram no país" após eles assumirem. "Vamos fechar as fronteiras", prometeu o ultradireitista.

Edição: Geisa Marques