Educação

SISU, que dá acesso a vagas em universidades públicas, muda regra de cotas e abre inscrição em 22 de janeiro

Desta vez o sistema tem edição única; pode se inscrever quem concluiu o Ensino Médio, fez Enem e não zerou a redação

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
O Sisu, o Prouni e o Fies são os programas de ingresso no ensino superior brasileiro, tanto público quanto privado, que utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - Wilson Dias / Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do Sistema de Seleção Unificada (SISU) nesta sexta-feira (29), anunciando que as inscrições acontecem entre 22 e 25 de janeiro. O processo seletivo dá acesso a vagas em instituições públicas de ensino com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A pasta instituiu algumas mudanças para 2024.  

Diferentemente dos anos anteriores, o SISU acontece desta vez em edição única. E vale para cursos que começam no primeiro e também no segundo semestre de 2024. A definição do semestre no qual o estudante ingressa é feita com base na sua ordem de classificação.  

Mudanças nas cotas 

O sistema de cotas também foi alterado. Agora, todos os candidatos disputam as vagas primeiro em ampla concorrência. Apenas os que não se classificarem nesta modalidade é que concorrem a vagas disponibilizadas por ação afirmativa.  

A ideia é ampliar o acesso à universidade. Desta forma, por exemplo, se uma estudante se autodeclara preta e tira uma nota maior que a de corte, ela é aprovada e não ocupa a vaga de uma pessoa cotista que tenha desempenho menor.  

Estudantes quilombolas também passam a ter uma reserva específica nas cotas, como acontece hoje com pessoas pretas, pardas, indígenas e com deficiência.  

Outra alteração passa a valer para as cotas voltadas a quem está em vulnerabilidade socioeconômica. Antes, vagas eram reservadas para quem tem renda de até um salário mínimo e meio por pessoa da família. Agora, a regra vale para um salário mínimo. Atualmente a remuneração mínima no país está em R$1320 e a partir do ano que vem passa para R$1412.  

Resultados saem em 30 de janeiro 

No total, serão ofertadas 264.254 vagas de 127 universidades que participam do SISU em 2024. Podem concorrer a elas todas as pessoas que tiverem feito Enem em 2023 sem zerar a redação. Além disso, precisam ter concluído o Ensino Médio.  

Os resultados do SISU vão ser divulgados em 30 de janeiro. Quem não for selecionado nesta primeira chamada pode manifestar interesse em entrar na lista de espera. Basta se inscrever no Portal Único de Acesso entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro.  

Confira o cronograma: 

Inscrições: 22 a 25 de janeiro  

Resultados da primeira chamada: 30 de janeiro  

Matrículas: 1 a 7 de fevereiro 

Manifestar interesse de entrar na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro 

Resultados da lista de espera: ainda a ser definido por cada universidade.

Edição: Rebeca Cavalcante