Bahia

Programa de rádio

Programa Brasil de Fato Bahia: edição especial traz retrospectiva de 2023

Retrospectiva destaca entrevista sobre bicentenário da independência do Brasil na Bahia

Salvador |

Ouça o áudio:

Programa Brasil de Fato Bahia vai ao ar em 30 rádios comunitárias por todo o estado - Divulgação

Nesta semana, o programa Brasil de Fato Bahia traz uma edição especial de retrospectiva de 2023. Esta edição relembra o título de doutora honoris causa concedido à baiana Creuza Oliveira, a primeira trabalhadora doméstica a receber tal título no país. A honraria foi concedida pela Universidade Federal da Bahia em 24 de novembro.

O programa também traz uma entrevista com o professor doutor Casé Agantu Xukuru Tupinambá, que trata do bicentenário da independência do Brasil na Bahia e do apagamento do protagonismo indígena na história oficial.

Tem ainda uma matéria sobre o direito ao sigilo médico para as mulheres que buscam os serviços de saúde após terem realizado um aborto sem amparo legal, reafirmado em decisão do STJ neste ano.

Para encerrar esta retrospectiva, o programa traz ainda o primeiro episódio da série No Rastro das Lutas: movimentos populares abrindo caminhos para a democracia no Brasil, produzida pelo Brasil de Fato em parceria com a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE). Este primeiro episódio fala sobre o papel do movimento indígena na construção da democracia.

O programa Brasil de Fato Bahia também é veiculado nas rádios comunitárias de Anguera, Antonio Gonçalves, Baixa Grande, Brumado, Campo Alegre, Capim Grosso, Conceição do Almeida, Correntina, Cruz das Almas, Inhambupe, Ipiaú, Itaberaba, Itapetinga, Itaetê, Jaguarari, Jiquiriçá, Laje, Macajuba, Miguel Calmon, Nazaré, Paratinga, Piritiba, Quixabeira, Remanso, Ruy Barbosa, Santaluz, Tucano e Xique-Xique.

E está disponível de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato por meio do e-mail.

Edição: Gabriela Amorim