Rio Grande do Sul

Coluna

Sonhando acordado

Imagem de perfil do Colunistaesd
"Em tudo, e de tudo, emergiam promessas que geravam parcerias, confiança e impulsos de saltar no escuro, nadar no rio, pegar a estrada" - Foto: Leonardo Melgarejo
Naquele tempo, a solidariedade carregava possibilidades de sementes e frutos

Dia cheio de tarefas, um tanto de vinho e precisando escrever a coluna sem ter um foco, divaguei geral e acabei preso a isso.

Salve o Criador, João Bosco escreveu e musicou.

A música falava da gente. De estar no paraíso com a consciência de poder ser o pó que renova a terra, ou muito mais do que isso.

E lembrei... quem era jovem, e ouvia, estendia a mão.

Naquele tempo a solidariedade carregava possibilidades de sementes e frutos, apontando caminhos onde sempre parecia haver algo por florescer. Em tudo, e de tudo, emergiam promessas que geravam parcerias, confiança e impulsos de saltar no escuro, nadar no rio, pegar a estrada.


Naquele tempo a solidariedade carregava possibilidades de sementes e frutos, apontando caminhos onde sempre parecia haver algo por florescer / Foto: Leonardo Melgarejo

Mas de repente, já não era mais assim.

Vieram as cercas, as regras e o medo das surpresas.

Era o controle, trazendo o empenho por dominar aquilo que em nós teimava viajar. Era a ânsia de ter, que chegava, transformando, dominando o que pensávamos poder ser.

Conexões foram sendo trocadas por produtos.

Coisas, lotes, lixos, mercadorias amarradas a um mesmo padrão de medida. Regra única para qualquer conteúdo, nos fazendo menores.


Mas de repente, já não era mais assim. Vieram as cercas, as regras e o medo das surpresas / Foto: Leonardo Melgarejo

E aqui estamos. Isolados, alheios à morte das crianças na faixa de Gaza, à aprovação do pacote do veneno, à derrubada do veto ao Marco Temporal, à tragédia ambiental, à ascensão do fascismo.


Era o controle, trazendo o empenho por dominar aquilo que em nós teimava viajar / Foto: Leonardo Melgarejo

A empatia, a intuição, a solidariedade, o amor, as forças orientadas pela beleza, tudo aquilo que fomos, que não podia ser definido, que não podia ser pesado ou medido, agora não passam de cicatrizes?


Onde está você agora? / Foto: Leonardo Melgarejo

Em algum lugar, em outro tempo, mas jamais como antes, escutando aquela música me pergunto onde está você, agora?

E, por fim, não deixe de assistir o último Programa Arte, Ciência e Ética num Brasil de Fato de 2023, com o jornalista Altamiro Borges (Miro):

* Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato. 

Edição: Katia Marko