A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) concluiu às 20h51 da última terça-feira (5), a manutenção preventiva anual do Sistema Guandu, localizado em Nova Iguaçu e responsável pelo abastecimento de 10 milhões de pessoas do município do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense. Segundo a companhia, a operação terminou sete horas antes do previsto.
A nota divulgada pela Cedae informa que o Sistema Guandu opera com 76% da capacidade, e que a companhia aguarda a finalização dos reparos das concessionárias nas redes de distribuição para retomar a produção total de água.
Leia mais: Rompimento de adutora da Águas do Rio, em Nova Iguaçu, afeta famílias de três municípios
A companhia ressalta ainda que o prazo para normalização do abastecimento nos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados deve ser informado pelas empresas Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, responsáveis pelo fornecimento de água.
O serviço no Sistema Guandu acontece em preparação para a alta demanda do verão. Técnicos fizeram inspeções e correções para reforçar a eficiência do sistema, como instalação de equipamentos, reparos gerais, ajustes eletromecânicos, revisão de peças e limpeza das estruturas que não podem ser acessadas durante a operação normal.
Edição: Jaqueline Deister