A Cedae adiou pela segunda vez a manutenção anual do Sistema Guandu. O serviço foi remarcado para a próxima quinta-feira (30), período em que a meteorologia aponta temperaturas mais amenas. A onda de calor intenso e os fortes temporais que atingiram a região metropolitana do Rio de Janeiro fizeram com que a Cedae adiasse a ação.
Diversas regiões do estado sofreram com oscilações no fornecimento de energia elétrica na última semana, o que afetou diretamente a distribuição de água por parte das concessionárias.
Leia mais: No Rio, trabalhadores dos Correios realizam manifestação em defesa do fundo de previdência
A manutenção do Guandu será realizada das 4h de quinta (30) às 4h de sexta (1), período em que a produção de água vai ficar interrompida e o sistema de abastecimento sofrerá impactos por até 72h depois da conclusão do serviço.
A distribuição de água nas localidades atendidas é de responsabilidade das concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, de acordo com as respectivas áreas de atuação.
Preparação para o verão
Composto pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu e dois subsistemas de água tratada, Marapicu e Lameirão, o sistema é responsável pelo abastecimento de mais de 10 milhões de pessoas no município do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.
O serviço no Sistema Guandu acontece em preparação para a alta demanda do verão. Técnicos farão inspeções e correções para reforçar a eficiência do sistema, como instalação de equipamentos, reparos gerais, ajustes eletromecânicos, revisão de peças e limpeza das estruturas que não podem ser acessadas durante a operação normal.
Nas redes sociais, a Cedae divulgou um vídeo do diretor de saneamento e grande operação, Daniel Okumura, explicando o motivo da manutenção ocorrer nesta época do ano. Assista abaixo:
🤔 Por que a manutenção anual do Sistema Guandu é feita logo antes do verão e não durante o inverno? Com a palavra, nosso diretor de saneamento e grande operação, Daniel Okumura! 👨🏫 pic.twitter.com/nG7UYH5wXl
— Cedae (@CedaeRJ) November 23, 2023
Edição: Clívia Mesquita