NOVEMBRO NEGRO

4º Festival Cinema Negro do Rio Grande do Sul começa nesta segunda

O professor e escritor Oliveira Silveira será outorgado com o título de Doutor Honoris Causa 'In Memoriam'

Brasil de Fato | Porto Alegre |

Ouça o áudio:

O grande homenageado será o escritor e professor Oliveira Silveira - Foto: : Tânia Meinerz

O 4º Festival Cinema Negro em Ação promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul, por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), será lançado oficialmente no dia 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra.

O lançamento ocorrerá, às 15h, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e fará parte da programação do Novembro Negro, organizado pelo Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi - Ufrgs). 

:: “Os atos racistas fazem parte da nossa caminhada, mas não podemos abaixar a cabeça” ::

O grande homenageado será o escritor e professor Oliveira Silveira, o Poeta da Consciência Negra, a quem será outorgado o título de Doutor Honoris Causa “In Memoriam”.

O Festival também irá apresentar a programação oficial da quarta edição, bem como as obras da Mostra Especial. A Sedac integra a programação com a exibição do curta-metragem documental dirigido por Camila de Moraes, e financiado pela Casa de Cultura Mario Quintana, lançando “Oliveira Silveira, O Poeta da Consciência Negra”, filme que conta com a atriz Vera Lopes e o ator Sirmar Antunes, e entrevistados como Naiara Oliveira, Sátira Machado, Jorge Fróes, entre outras participações conectadas ao poeta e à sua obra. 

Ainda no dia 20 de novembro, será apresentada, às 19h, na Sala de Cinema Redenção, a Mostra retrospectiva Cinema Negro 2022. Uma Sessão Retrospectiva em parceria com a Sala Redenção da Ufrgs, um aquece para a próxima edição com a exibição dos filmes e produções vencedoras da Mostra Cinema Negro em 2022. 

Festival Cinema Negro 

O Festival Cinema Negro em Ação ocorrerá entre os dias 7 e 10 de dezembro deste ano. Esta mostra incluirá videoclipes, videoarte, curtas-metragens e longas-metragens, no formato digital, de temática livre. O foco está em trabalhos produzidos por pessoas negras ou com protagonismo negro em várias áreas, como direção de arte, direção de fotografia, montagem, entre outras. 

:: “Quando combatemos o racismo, conseguimos formas dignas para produzir”, diz cineasta ::

O evento é aberto a produtores negros de todo o Brasil, reconhecendo o audiovisual como um meio para o desenvolvimento econômico e social. 

Neste ano, o Festival irá trabalhar o princípio de narrativas transversais e irá propor um desafio do diálogo entre as fronteiras do saber e poder, e representa a habilidade de integrar perspectivas diversas, especialmente no audiovisual. Mais informações no perfil @cinenegroemacao no Instagram.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko