TERRA E ALIMENTO

Maricá vai sediar Encontro Sudeste de Agroecologia do MST; evento começa na sexta (17)

Reunião é também preparação política para o Congresso Brasileiro de Agroecologia, no Rio, na semana que vem

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
maricá agroecologia
Programação do Encontro deverá aliar visitas de campo em experiências que estão sendo desenvolvidas em Maricá - AS-PTA

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza da próxima sexta-feira (17) até o dia 20 o Encontro Sudeste de Agroecologia, que terá sede em Maricá (RJ), local onde se tem avançado o debate da agroecologia a partir de uma experiência concreta de parceria entre cooperativas do MST e a prefeitura municipal.

Leia mais: Entenda o significado de 'Agroecologia na boca do povo'

O encontro tem o objetivo de promover um espaço de diálogo e troca de saberes sobre as práticas agroecológicas, produção de alimentos e crise climática com base nas experiências concretas do MST nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo e também pretende projetar as ações do Setor de Produção, Comercialização e Meio Ambiente do MST na região Sudeste.

A expectativa do evento é reunir aproximadamente 150 militantes dos estados do Sudeste que atuam nas tarefas de produção, comercialização, coordenação das cadeias produtivas, técnicos e técnicas em agroecologia e militantes que estão contribuindo no desenvolvimento das atividades ligadas ao Plano Nacional Plantar Árvores e Produzir Alimentos Saudáveis.

Também será um momento de homenagem à Neusa Paviato, mulher sem terra e geógrafa que ajudou a impulsionar os debates sobre agroecologia no estado da região. 

Leia também: Rio de Janeiro tem sensação térmica de 52,7º no início da manhã desta segunda-feira

A programação do Encontro deverá aliar visitas de campo em experiências que estão sendo desenvolvidas em Maricá, além de mesas de debate com temas como o papel da agroecologia na construção da Reforma Agrária Popular, Sistemas Agroflorestais e vida e saúde do solo.

Segundo o MST, o evento vai potencializar a preparação política da militância da região Sudeste para o O XII CBA, que também acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 20 e 23 de novembro, com expectativa de reunir cerca de de 5.000 participantes entre estudantes, pesquisadores(as), extensionistas, técnicos(as), agricultores(as) e pessoas ligadas ao tema da agroecologia.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda