sem percalços

Enem: 2° dia de provas transcorre com tranquilidade; PF identifica suspeitos de vazamento no 1° dia

Ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep, Manuel Palacios, participam de coletiva neste domingo

Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Exame funciona como uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil - Divulgação/ENEM

A aplicação das provas de matemática e ciências da natureza, no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, segue, até o momento, sem ocorrências relevantes neste domingo (12).

Desde às 16h, participantes do exame foram autorizados a deixar os locais de prova, sem o Caderno de Questões. Em todo o Brasil, a aplicação termina às 18h30. Todos os horários citados são os de Brasília.

O Inep informou no edital que os gabaritos oficiais das provas do Enem 2023 serão divulgados no próximo dia 24 de novembro. Logo após a realização dos exames, alguns sites e cursinhos apresentam correções das provas, mas esses gabaritos não são oficiais.

Pessoas que ficaram doentes ou tiveram problemas logísticos podem pedir reaplicação da prova. A segunda chamada, neste caso, também acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro. è preciso verificar se os problemas se enquadram nas regras do Enem

Vazamento no primeiro dia

De acordo com o Inep, a Polícia Federal (PF) identificou oito pessoas que divulgaram imagens dos Cadernos de Questões depois do início das provas, no primeiro domingo do exame, no último dia 5. As fotografias foram detectadas por meio do monitoramento do MEC e do Inep, além de viralizarem nas redes. Diante do ocorrido, a PF foi acionada para investigar as irregularidades.

Os casos identificados das pessoas que cometeram irregularidades foram nas cidades de Caruaru (PE), Natal (RN), Cornélio Procópio (PR) e Brasília (DF). A PF ainda segue com diligências no Rio Grande do Sul e no Ceará. A investigação também apreendeu materiais com suspeita de uso para aplicação de fraude ao exame em Maceió (AL) e Vitória da Conquista (BA).

Pronunciamento

Uma coletiva de imprensa com o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep, Manuel Palacios, está ,marcada para este domingo, a partir das 19h (horário de Brasília), na sede do Inep, em Brasília (DF). Em pauta, um balanço da aplicação com dados preliminares. Os dados definitivos serão divulgados junto com o resultado final, em 16 de janeiro de 2024. 

Edição: Rodrigo Gomes