Foi aprovada na Câmara Municipal de São Paulo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Enel, concessionária privada que administra a distribuição de energia em São Paulo. A iniciativa ocorre após a crise de abastecimento da rede elétrica ocorrida nos últimos dias na cidade de São Paulo e em outros municípios paulistas que deixou mais de dois milhões de pessoas sem eletricidade. Para falar sobre o tema, o Central do Brasil desta sexta-feira (10) conversou com a vereadora da cidade de SP, Elaine Mineiro (PSOL).
Nos últimos anos a Enel reduziu em 36% o número de trabalhadores em seu quadro de funcionários e essa redução pode ter contribuído para a demora na regularização dessa volta da luz para todo mundo, disse Elaine. Segundo ela a CPI deverá investigar também as condições de trabalho dos funcionários da empresa. “Queremos entender o funcionamento do trabalho que a Enel apresenta nas ruas de São Paulo, como ela funciona, a quantidade de funcionários, mas principalmente em que condições esses funcionários têm trabalhado e se eles têm de fato condições de fazer o trabalho que precisa ser feito.”
Segundo ela, além de investigar a Enel a CPI deve funcionar também para averiguar as responsabilidades da Prefeitura de São Paulo na demora do restabelecimento da energia. “Nós somos contra esse tipo de concessão, sobretudo de serviços básicos da população, mas quando é feita precisa ser fiscalizada pela prefeitura. O mínimo que a prefeitura precisa fazer é estabelecer um diálogo honesto com essas empresas que estão fazendo o gerenciamento deste serviço, para impedir que o principal prejudicado sempre seja a população ao invés de sugerir que essa população deva inclusive pagar mais, ou pagar alguma taxa, ou contribuição, como o Ricardo Nunes disse.”
A vereadora lembrou ainda que em julho o Sindicato dos Eletricitários de São Paulo já havia anunciado um possível apagão na cidade de São Paulo. “Quando eles dizem que isso é só responsabilidade de um evento climático e que não dava para se preparar para isso a gente vê que não é verdade, porque eles inclusive já tinham sido avisados dessa possibilidade.”
Assista agora ao programa completo:
E tem mais!
Bolsonaro x TSE
Ex-presidente enfrenta mais um julgamento no TSE, desta vez por disseminação de fake news; ação pode tornar inelegíveis aliados próximos.
Juventude em luta
Quais são os desafios que unem os jovens em diversos países do mundo?
Edição: Rodrigo Durão Coelho