O Palácio Pedro Ernesto, local onde a vereadora Marielle Franco exerceu seu mandato, vai abrigar uma série de fotos mostrando a trajetória pessoal e profissional da parlamentar assassinada em 2018. A iniciativa é do Instituto Marielle Franco, em parceria com o gabinete de Monica Benicio (Psol). As fotos estarão expostas gratuitamente ao público das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira, até 30 de novembro, Mês da Consciência Negra.
Leia também: Após demitir 36% de seus trabalhadores, Enel atrasa religamento de energia e prioriza 'casos críticos'
"Essa exposição conta a trajetória pessoal e política de Marielle por meio de fotos lindíssimas que nos despertam muitas emoções. É um trabalho fundamental em parceria com o Instituto Marielle Franco para manter viva a memória da minha mulher e sua luta incansável por direitos humanos. A exposição já passou pela UERJ e nossa mandata decidiu trazer para a Câmara municipal, local onde Marielle exerceu seu mandato de forma brilhante, mas não pôde concluir porque teve a vida interrompida por um crime brutal, até hoje sem solução", explicou Monica Benicio.
Entre as imagens, estão algumas captadas durante a pré-campanha da vereadora, eleita no pleito de 2016, e durante sua atuação na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Há também fotografias do ato realizado após a sua morte na Cinelândia e da tribuna Marielle Franco. O local de onde são feitos os discursos nas sessões plenárias ganhou esse nome por iniciativa da bancada feminina da 10ª legislatura.
“A exposição é um convite para conhecer por diferentes ângulos e olhares quem foi Marielle Franco”, diz o texto de apresentação da exposição, elaborado pelo instituto fundado pela família da vereadora.
Serviço
Fotobiografia de Marielle Franco
De 06 a 30/11, nos dias úteis, das 10h às 18h
Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Palácio Pedro Ernesto, Praça Floriano, s/nº - Cinelândia.
Edição: Mariana Pitasse