Os quatro prédios da antiga Universidade Gama Filho, em Piedade, na zona Norte do Rio de Janeiro, foram implodidos pela Prefeitura da capital fluminense no último domingo (5).
A instalações da Gama Filho estavam abandonadas desde 2014 após a falência da instituição, o campus, de aproximadamente 18 mil metros quadrados, será transformado no Parque Piedade.
Segundo o município, a nova área de lazer, que integra os planos de revitalização da região, conta com investimento de R$ 58 milhões da prefeitura, e o prazo para conclusão da obra é de 15 meses. O valor pago pelas desapropriações foi de R$ 54 milhões.
“Tenho muito orgulho de trazer mais essa área de lazer para Piedade, para a zona Norte. Aqui tem um pouco da história de muitos cariocas que se formaram na Gama Filho. A memória será preservada com uma homenagem. Uma parte será mantida como centro educacional. A região vai ganhar muito, o comércio vai ser reativado e os moradores ganham mais qualidade de vida”, afirmou o prefeito Eduardo Paes (PSD).
Leia mais: Vacinação múltipla em cães passa a ser obrigatória no estado do Rio
A implosão dos prédios ocorreu às 7h. Por volta das 7h30, houve a liberação da área, com exceção da Rua Manuel Vitorino, após a checagem realizada por técnicos e engenheiros.
A demolição do antigo campus da Gama Filho começou no dia 5 de setembro com os prédios menores. Segundo secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi, parte do material será reciclado para ser utilizado em outras obras do município e após a retirada começará a construção dos equipamentos que vão integrar o Parque Piedade.
Parque Piedade
O local, que abrigou por mais de 60 anos a Universidade Gama Filho, será transformado em um parque com espaço para feiras e eventos, com horta urbana, parcão, academia e campo de futebol. Ainda estão previstos pista de skate, parque infantil, área juvenil com aparelhos de ginástica e parque aquático com cachoeira artificial.
Além do Parque Piedade, parte do antigo terreno ocupado pela Gama Filho será utilizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), que construirá um centro cultural, esportivo e educacional.
A prefeitura informou ainda que a Rua da Capela, onde está localizada a Capela Nossa Senhora da Piedade, tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) em 1996 por sua importância arquitetônica, histórica e cultural, também será contemplada com melhorias de urbanização.
Edição: Jaqueline Deister