Rio de Janeiro

CULTURA

Exposição da Companhia Ensaio Aberto conta história da classe trabalhadora brasileira no Armazém da Utopia (RJ)

Atores realizam intervenções com artes visuais, cênicas, música, literatura, instalações multimídia e cinema

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
ensaio aberto
Armazém da Utopia passa por reforma para receber exposição da Companhia Ensaio Aberto - Thiago Gouvea

A Companhia Ensaio Aberto estreia no dia 10 de novembro a exposição "História da classe trabalhadora brasileira", no Armazém da Utopia, na zona portuária do Rio de Janeiro. A temporada, que vai até 27 de novembro, terá 12 dias gratuitos.

A exposição mergulha no processo de formação do proletariado brasileiro, através da análise dos principais ciclos industriais do século XX e
das greves históricas brasileiras.

Os princípios presentes na crítica do sociólogo Karl Marx às estruturas do capital servem tanto para analisar as lutas operárias de ontem, quanto para analisar as novas facetas do capital presentes nos processos contemporâneos de “uberização” do trabalho.

Nas salas, momentos históricos como os ciclos de industrialização das eras Vargas e JK, as encruzilhadas geradas pelo golpe civil-militar de 1964 que criaram o cenário para as greves do ABC no final dos anos 1970 e o nascimento do novo sindicalismo.

Com direção de Luiz Fernando Lobo, direção de produção de Tuca Moraes, cenografia de J.C. Serroni, figurinos de Beth Filipecki e Renaldo Machado, iluminação de Cesar de Ramires, 12 atores realizam uma série de intervenções teatrais, mesclando as artes visuais, as artes cênicas, a música, a literatura, instalações multimídia e o cinema numa abordagem que conta esta história sob o ponto de vista do trabalhador.

Serviço 

Estreia 10 de novembro
Datas: 10, 11, 12, 13, 17, 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de novembro
Sextas, sábados, domingos e segundas | 18h - 23h | Última entrada às 22h

Classificação indicativa: livre
Armazém da Utopia

Para agendamento de grupos (escolas, projetos sociais, associações etc) e sessões com intérprete de libras, entre em contato pelo WhatsApp (21) 98909-2402.

O Armazém da Utopia conta com acessibilidade arquitetônica. Teremos intérprete de libras em 3 sessões.

Edição: Eduardo Miranda