O Morro da Providência, na Gamboa, região central do Rio de Janeiro, vai receber o mutirão de serviços “Ocupa Direitos Humanos” no próximo sábado (21). A iniciativa vai oferecer serviços sociais, médicos e culturais para toda população a partir das 10h. A programação inclui atividades lúdicas para as crianças.
Leia mais: Situação dos restaurantes populares do estado do Rio é tema de audiência pública na Alerj
Os moradores poderão atualizar o calendário de vacinação e acessar serviços básicos de saúde oferecidos pela Clínica da Família, solicitar documentos de identidade ao Detran, consultar o banco de ofertas de vagas do Serviço Nacional de Empregos (SINE) e ainda levar suas dúvidas e denúncias ao Conselho Regional de Assistência Social (CRAS).
O projeto, que completa dez anos em 2023, é uma iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (CDDHC) da Alerj. Para a presidente da Comissão, deputada Dani Monteiro (PSOL), as favelas e periferias são lugares historicamente negligenciados pelas políticas públicas, mas é possível reverter esse quadro.
“Chegar aos dez anos de Ocupa DH evidencia o quanto o Estado é devedor quando se trata de garantir direitos aos seus cidadãos mais pobres. Ao mesmo tempo, a presença de instituições públicas confirma que, com boa vontade e respeito, é possível fazer muito e durante o ano inteiro”, afirma a parlamentar.
Esta edição contará com parcerias da esfera púbica municipal como a Comissão Especial de Combate ao Racismo da Câmara do Rio, além de instituições, coletivos e movimentos sociais como Unidos dos Camelôs (MUCA), Educação Popular Esperança Garcia, Diamantes da Favela, Roda Cultural da Providência e Favela Cineclube, que também participam da organização.
Serviço
Ocupa Direitos Humanos na Providência
Sábado (21), das 10h às 17h
Na Quadra da Brinks (Ladeira do Faria, 95, Morro da Providência - Gamboa)
Edição: Clívia Mesquita