AGENDA CULTURAL

Fim de semana no Ceará tem exposições artísticas, lançamento de livro e cinema

Para aqueles que buscam uma programação mais cultural, o final de semana está repleto de atividades em todo o estado.

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Diálogos musicais, contação de histórias, ciclo Formativo e oficinas também acontecem no final de semana no Centro Cultural do Cariri - Samuel Macedo

A programação deste fim de semana no Ceará está repleta de atividades culturais, desde exposições de artistas brasileiros renomados até o lançamento de livros e musicais. Confira a agenda cultural para este fim de semana.

Exposição “Deslocamento das Memórias”, no Cariri

A Escola Porto Iracema das Artes - Equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerido em parceria com o Instituto Mirante - realiza a abertura da exposição “Deslocamento das Memórias”, resultado das atividades realizadas em 2023 por jovens artistas do percurso de Artes Visuais do aBarca, projeto da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) desenvolvido pela Porto Iracema.


As produções são frutos das experimentações dos jovens artistas no módulo cinco do percurso, intitulado “Mapeação: da criação e leitura de portfólios às exposições e suas concepções” / Divulgação

O evento acontece amanhã (21), a partir das 18h, aberto ao público e gratuito, no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo - Equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). A exposição conta com a presença de mais de 30 obras, dentre elas, pinturas e bordados, produzidos pelas mãos de 16 artistas. O encerramento da exposição acontece no domingo, 22 de outubro.

Ateliê Pirambu, na Pinacoteca do Ceará, em Fortaleza


O espaço permanecerá aberto ao longo de todo o final de semana para visitação do público / Lia de Paula/Governo do Ceará

Com acesso gratuito para quem deseja participar da programação, o museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, a Pinacoteca do Ceará, recebe mais uma edição do Ateliê Pirambu, com Garcia e participação especial de Descartes Gadelha. A programação conta ainda com a realização de uma visita temática no programa Percursos Entrelaçados, atividades infantis e aula aberta com Castiel Viturino. Além do Ateliê Pirambu, a Pinacoteca do Ceará permanece com outras três exposições abertas para visitação. Confira os horários:

Programação

Sexta-feira | 20/10

12h às 20h:

Exposição: “Chico da Silva e a Escola do Pirambu” – até 29 de outubro;

Mostra: “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha”;

Exposição: “Amar se Aprende Amando” – até dezembro de 2023;

18h às 19h30:

Aula aberta “KALUNGA: a origem das espécies”, com Castiel Vitorino

Onde: Auditório.

Sábado | 21/10

12h às 20h:

Exposição: “Chico da Silva e a Escola do Pirambu” – até 29 de outubro;

Mostra: “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha”;

Exposição: “Amar se Aprende Amando” – até dezembro de 2023;

15h às 17h:

Ateliê do Pirambu, com Garcia e Descartes Gadelha

Onde: Ateliê 3

Domingo | 22/10

10h às 11h | 15h às 17h:

Ateliê Criança Cria: Colagens do Bandeira (para crianças a partir dos 5 anos. Para as famílias que desejam levar as crianças para a atividade infantil, é obrigatório o acompanhamento do responsável pela criança).

Mediação: Bárbara Abril e Beatriz Gurgel

Onde: Ateliê 1

10h às 18h:

Exposição: “Chico da Silva e a Escola do Pirambu” – até 29 de outubro;

Mostra: “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha”;

Exposição: “Amar se Aprende Amando” – até dezembro de 2023;

Livro Infantojuvenil “Princesas empoderadas no mundo real” será lançado neste domingo (22)

Para a criançada cearense a programação ainda continua. Contemplado no XII Edital de Incentivo às Artes Secult Ceará, o livro infantojuvenil de Almeida Júnior intitulado de “Princesas Empoderadas no Mundo Real”, será lançado no próximo domingo, 22 de outubro, às 17h, na sede provisória da Companhia Teatral Acontece, localizada na Travessa Juvenal Carvalho, nº 160, no bairro São Gerardo.


Almeida Júnior transformou sua vida e a vida de algumas personagens dos contos de fadas trazendo-as para o mundo real em uma jornada de aprendizado de vida / Leonardo Zingano

A obra infantojuvenil contém dois espetáculos. O primeiro espetáculo retrata a obra “O Casamento da Chapéu”, escrita em 2004 e encenada até o ano de 2022. No enredo, Chapeuzinho Vermelho, cansada de ser a única princesa dos contos de fadas solteira, parte para um processo de empoderamento e decide ir ao Mundo dos Humanos, em busca de realizar o próprio sonho. Já o segundo espetáculo, intitulado como “As Princesas no Século XXI”, foi escrito em 2008 e encenado pela primeira vez em 2018, apresenta o desespero de várias princesas dos contos de fadas devido à perda de interesse pela leitura por parte das crianças do Mundo Real. 

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, na Biblioteca Pública do Ceará

O equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), com a proposta de incentivar a leitura e estimular a difusão e a produção do conhecimento, realiza, entre os dias 20 a 29 de outubro, uma programação comemorativa à “Semana Nacional do Livro e da Biblioteca”. 

Dentro da programação está previsto a realização de diversas atividades, com rodas de conversas, feira de livros, exposições, cursos, oficinas, sarau e muito mais. Confira a programação:

Programação Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Sexta-feira | 20/10

18h: Sarau “Por um segundo mais feliz: poéticas dissidentes”, com Mika Andrade, Anum Costa e Bruna Sonast. 

Sábado | 21/10

13 às 17h: V Quadra Literária da Bece, no Espaço Multiuso da Biblioteca

Mais uma edição do Projeto Rebuliço Cultural acontece nesta sexta (20), no Centro-Sul Cearense

O projeto de fomento, difusão e circulação da linguagem da cultura urbana, na região do Cariri e região Centro Sul do Ceará, acontece dessa vez em Iguatu. O evento é teórico-prático no âmbito da formação, criação e apreciação estética, e se faz através de ações como conversas, entrevistas, debates e apresentações artísticas das mais variadas vertentes.

O encontro é gratuito e está marcado para esta sexta-feira (20), a partir das 14h30, na E.E.E.P. Lucas Emmanuel Lima Pinheiro, em Iguatu, interior do estado.

“Cidade de Deus” na Fundação Casa Grande

A Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, exibirá o filme “Cidade de Deus”, nesta sexta-feira (20), a partir das 19h.


Aclamado até hoje pela crítica, o drama obteve quatro indicações ao Oscar em 2003, incluindo Melhor Filme Estrangeiro / Divulgação

A sessão é gratuita e  proibida  para menores de 16 anos. “Cidade de Deus” é um filme brasileiro  que conta a história de dois amigos, Buscapé e Zé Pequeno, em uma favela violenta do Rio de Janeiro. Enquanto Buscapé se torna fotógrafo para escapar da criminalidade, Zé Pequeno se envolve no tráfico de drogas, levando a narrativa por caminhos opostos e mostrando a realidade brutal das favelas cariocas. 

A exibição do filme acontecerá na sede da Fundação, localizada na avenida Geremias Pereira, nº 444, Centro. 

Fonte: BdF Ceará

Edição: Camila Garcia