Na quinta-feira (12), Dia das Crianças, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB) completa 34 anos. O espaço está com uma programação especial para celebrar a data que vai desde atividades como o Livro Vivo, que traz histórias da cultura peruana, até a chamada Escavação enigmática, que pretende despertar o instinto investigativo dos participantes.
As brincadeiras educativas continuam com uma viagem no tempo a partir da Hora do Conto - A genialidade de Hermes, que ocorrerá às 14h e às 17h. De acordo com o CCBB Educativo Rio-Lugares de Culturas, a atividade aborda a história de Hermes, um deus da mitologia grega considerado o patrono dos transportes, das mensagens, dos mercadores e do comércio.
Já a atividade Memórias do Futuro, que ocorre das 10h às 18h, o visitante é convidado a criar um objeto capaz de o representar. Algo que possa falar sobre ele, mesmo em um futuro distante. Todos os objetos feitos pelos participantes serão catalogados e irão passar por uma curadoria semanal, feita pelos próprios visitantes do CCBB e serão expostos em uma vitrine no térreo, junto à atividade.
Leia mais: Bem Viver: qual o caminho da alimentação saudável para crianças?
A Escavação enigmática, que acontecerá no térreo das 10h às 18h, desperta o instinto de investigação. Em caixas de areia estarão enterradas palavras e imagens que, ao serem encontradas, irão compor uma mensagem a ser decifrada. A ideia é buscar as pistas e descobrir os segredos que elas escondem.
A exposição “Tesouros Ancestrais do Peru” serve de inspiração para a atividade Livro Vivo, às 10h, que mostra como é possível ler uma imagem. Por meio de livros de tecidos peruanos, confeccionados pela Manos Que Cuentan, são apresentadas histórias da cultura peruana a partir de texturas e cores. Já a atividade Paisagem sonora – Sons andinos, das 10h às 18h, explora as riquezas culturais do Peru através de paisagens sonoras.
Confira mais sobre a programação cultural aqui.
Programação regular
Na programação regular, outra estreia deste mês de outubro é o Campos de Arte/ Mobiliário Evandro Teixeira, no Térreo do CCBB Rio. Em um mobiliário interativo, os visitantes têm acesso a uma instalação que procura reproduzir de forma sonora os elementos presentes nas fotografias de Evandro Teixeira.
A ação é inspirada na exposição “Evandro Teixeira. Chile 1973”, que permanece em cartaz no CCBB Rio, com imagens feitas no período do golpe militar no Chile, em 1973. O objetivo é permitir que, por meio da escuta, o visitante sinta emoções e se transporte a experiências, mesmo aquelas que nunca viveu. A ideia é fazer com que as pessoas experimentem uma imersão auditiva e construam paisagens, de forma criativa, através do som.
Já a visitação à exposição “Evandro Teixeira. Chile 1973”, segue em todos os dias da semana (exceto às terças-feiras). Outra visita mediada, a Patrimônio: Caminhos da Memória, apresenta o passado através da arquitetura e conta as histórias do prédio do CCBB Rio. Ainda no campo da investigação, a atividade Pequenos Exploradores mostra a história do CCBB às famílias de um modo diferente. A viagem começa no quinto andar, onde os participantes buscam na biblioteca uma pista que permite acessarem orientações para outras etapas sucessivas, envolvendo bilhetes, baús e mapas, numa verdadeira caça aos segredos da história.
Serviço
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – 1º andar
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 3808-2070
E-mail: [email protected]
Ingresso: Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Edição: Jaqueline Deister