A quinta-feira é de feriado nacional e, por isso, muitos serviços vão deixar de funcionar ou terão regime especial de atendimento. O dia 12 de outubro é o Dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada padroeira do Brasil, pela tradição católica. Na mesma data, é celebrado o dia das crianças.
Os serviços essenciais, como os atendimentos de emergência de saúde, terão expediente. Com isso, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Sistema Único de Saúde (SUS) estarão abertas, assim como centros de atendimento em urgência e emergência nas redes privadas de saúde.
Já o funcionamento das farmácias varia de acordo com cada localidade. Pode haver horários alternativos, ou revezamento entre as unidades (algumas funcionam em regime de plantão, outras ficam fechadas). Por isso é preciso checar caso a caso.
Já os sistemas públicos de transportes, via de regra, têm esquemas especiais de funcionamento, geralmente seguindo as escalas, itinerários e frequências dos domingos. Pode haver operações especiais em cidades onde há grandes festividades religiosas ou do dia das crianças. É preciso verificar os funcionamentos junto às autoridades municipais de transportes antes de sair de casa.
Como é praxe nos feriados, as agências bancárias estarão fechadas para o atendimento ao público. Porém, caixas eletrônicos e canais digitais (como sites e aplicativos) seguirão operando normalmente para realização das operações básicas. Quem tiver contas com vencimento neste dia 12 poderá pagar no dia seguinte (13, sexta), quando as agências terão expediente normal.
Assim como os bancos, os Correios não funcionam na quinta-feira, mas terão agências abertas na sexta (13). As entregas de cartas e encomendas não acontecerão na quinta, mas voltarão a ser realizadas na sexta e no sábado. A Central de Atendimento dos Correios (CAC) estará disponível no feriado no site e por telefone. Os números são: 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100.
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas na quinta e na sexta, devido ao ponto facultativo para servidores públicos. Os atendimentos agendados para o dia 13 de outubro, portanto, serão remarcados.
As regras para funcionamento ou não de lojas de rua ou shoppings centers variam de cidade para cidade, e são definidas após negociações com os sindicatos de lojistas. Mesmo nos municípios onde o comércio funciona no feriado, os horários podem ser diferentes dos habituais.
Edição: Rodrigo Durão Coelho