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Rio inaugura terminal em Deodoro, na zona oeste, que vai integrar trens da Supervia, ônibus e BRT

Estimativa é que o novo terminal reduza o tempo de viagem em até 30 minutos, fazendo apenas uma integração

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Terminal em Deodoro, na zona oeste do Rio, tem aproximadamente 10 mil metros quadrados e dois pisos - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio inaugurou o Terminal Deodoro, o primeiro dos quatro terminais previstos para a Transbrasil que vai integrar BRT, ônibus comuns com linhas exclusivas e trens da Supervia. As obras desse corredor ainda estão sendo finalizadas, mas o terminal localizado na zona oeste já começou a operar na última quarta-feira (20).

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Neste primeiro momento, o terminal vai integrar dois serviços de BRT do corredor Transolímpica (51 Deodoro-Recreio parador e 52 Deodoro-Alvorada parador), 12 linhas de ônibus convencionais urbanos e trens da Supervia dos ramais Japeri, Santa Cruz e Deodoro.

Sete linhas de ônibus exclusivas foram criadas para atender o terminal. Segundo a secretária de Transportes, Maína Celidonio, as novas linhas vão levar passageiros da zona oeste até Deodoro para que eles possam, principalmente, chegar à Barra e ao Recreio dos Bandeirantes de forma mais rápida. 

A estimativa da prefeitura é que a novidade reduza o tempo de viagem em até 30 minutos, fazendo apenas uma integração no Terminal Deodoro. Inicialmente, a circulação das novas linhas de ônibus será apenas em horários de pico.

Além disso, outros cinco serviços de ônibus já existentes passam a deixar passageiros no Terminal Deodoro: SV624 Mariópolis-Praça da Bandeira (via Guadalupe); 300 Terminal Sulacap-Candelária; 393 Bangu-Candelária; SV777 Padre Miguel-Madureira (via Rua do Governo); e 926 Senador Camará-Penha.

Confira as novas linhas:

653 Méier-Deodoro

764 Catiri-Deodoro

765 Mendanha-Deodoro (via Estrada do Guandu do Sena)

SV783 Praça Seca-Terminal Deodoro

788 Campo Grande-Deodoro (via Ponto Chic)

796 Campo Grande-Deodoro (via Estrada do Mendanha)

798 Campo Grande-Terminal Deodoro (via Estrada da Posse)

O prefeito Eduardo Paes (PSD) destacou que a obra é estratégica porque a integração entre modais diminui o tempo de trajeto até o centro da cidade. Esta é a primeira etapa do início da operação, já que o objetivo do terminal será conectar entre os corredores Transolímpica e Transbrasil.

"A partir da conclusão da Transbrasil, você vai ter todo o sistema interligado. Na prática,  a pessoa poderá sair de Guaratiba, Sepetiba ou Santa Cruz, e chegar ao Centro do Rio de Janeiro usando o sistema BRT até o Terminal Gentileza, pegando em seguida o VLT sem gastar um tostão a mais", disse Paes.

Edição: Clívia Mesquita