A Prefeitura do Rio inaugurou o Terminal Deodoro, o primeiro dos quatro terminais previstos para a Transbrasil que vai integrar BRT, ônibus comuns com linhas exclusivas e trens da Supervia. As obras desse corredor ainda estão sendo finalizadas, mas o terminal localizado na zona oeste já começou a operar na última quarta-feira (20).
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Neste primeiro momento, o terminal vai integrar dois serviços de BRT do corredor Transolímpica (51 Deodoro-Recreio parador e 52 Deodoro-Alvorada parador), 12 linhas de ônibus convencionais urbanos e trens da Supervia dos ramais Japeri, Santa Cruz e Deodoro.
Sete linhas de ônibus exclusivas foram criadas para atender o terminal. Segundo a secretária de Transportes, Maína Celidonio, as novas linhas vão levar passageiros da zona oeste até Deodoro para que eles possam, principalmente, chegar à Barra e ao Recreio dos Bandeirantes de forma mais rápida.
A estimativa da prefeitura é que a novidade reduza o tempo de viagem em até 30 minutos, fazendo apenas uma integração no Terminal Deodoro. Inicialmente, a circulação das novas linhas de ônibus será apenas em horários de pico.
Além disso, outros cinco serviços de ônibus já existentes passam a deixar passageiros no Terminal Deodoro: SV624 Mariópolis-Praça da Bandeira (via Guadalupe); 300 Terminal Sulacap-Candelária; 393 Bangu-Candelária; SV777 Padre Miguel-Madureira (via Rua do Governo); e 926 Senador Camará-Penha.
Confira as novas linhas:
653 Méier-Deodoro
764 Catiri-Deodoro
765 Mendanha-Deodoro (via Estrada do Guandu do Sena)
SV783 Praça Seca-Terminal Deodoro
788 Campo Grande-Deodoro (via Ponto Chic)
796 Campo Grande-Deodoro (via Estrada do Mendanha)
798 Campo Grande-Terminal Deodoro (via Estrada da Posse)
O prefeito Eduardo Paes (PSD) destacou que a obra é estratégica porque a integração entre modais diminui o tempo de trajeto até o centro da cidade. Esta é a primeira etapa do início da operação, já que o objetivo do terminal será conectar entre os corredores Transolímpica e Transbrasil.
"A partir da conclusão da Transbrasil, você vai ter todo o sistema interligado. Na prática, a pessoa poderá sair de Guaratiba, Sepetiba ou Santa Cruz, e chegar ao Centro do Rio de Janeiro usando o sistema BRT até o Terminal Gentileza, pegando em seguida o VLT sem gastar um tostão a mais", disse Paes.
Edição: Clívia Mesquita