GUERRA NA UCRÂNIA

Diálogo aberto: Lula fala em ‘construção da paz’ após encontro com Zelensky

Reunião entre Brasil e Ucrânia, em meio à Assembleia Geral da ONU, era uma das mais aguardadas da semana em Nova York

|
Lula e Zelensky tiveram seu primeiro encontro pessoal em Nova York, em meio à Assembleia Geral da ONU - Ricardo Stuckert/PR

Na tarde desta quarta-feira (20), o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, teve finalmente a aguardada reunião com seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky. Ambos se encontraram na cidade norte-americana de Nova York, onde participam da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em suas redes sociais, Lula escreveu uma mensagem na qual utilizou poucas palavras para resumir seu encontro com o mandatário da Ucrânia.

“Hoje me reuni em Nova York com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Tivemos uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países”, relatou o presidente brasileiro.

:: Zelensky diz na ONU que Rússia 'não tem direito de possuir armas nucleares' ::

A mensagem foi acompanhada de uma foto que chamou a atenção por mostrar um Lula sem o seu habitual sorriso, durante o aperto de mãos protocolar com o líder ucraniano.

O encontro entre Lula e Zelensky era um dos mais aguardados da semana em Nova York, já que o brasileiro vem sendo um dos chefes de Estado que mais tem insistido na conformação de uma instância de diálogo para buscar a paz entre Rússia e Ucrânia.

Um exemplo desse esforço é o fato de que o brasileiro chegou a enviar seu assessor especial para temas internacionais, o diplomata Celso Amorim, tanto a Moscou quanto a Kiev, para iniciar os diálogos com ambas as partes.

:: Para 78% dos ucranianos, Zelensky tem responsabilidade por corrupção no país ::

Curiosamente, as iniciativas de Brasília nem sempre têm sido bem recebidas pelo mandatário ucraniano, que já fez críticas a algumas posturas de Lula, alegando que ele seria um erro da parte dele “estar preocupado com a segurança da Rússia”. 

O desencontro entre ambos no primeiro evento que participaram juntos este ano (a cúpula do G7, realizada em maio, no Japão) foi considerado por alguns analistas como um exemplo do ruído na relação entre os dois presidentes.

Ainda assim, Lula tem reiterado diversas vezes sua disposição em liderar pessoalmente as negociações de paz entre os dois países que estão em guerra desde fevereiro de 2022. O brasileiro inclusive já havia conversado pessoalmente, este ano, tanto com Zelensky (em março, por vídeo conferência) quanto com Putin (em maio, por telefone).

:: Em visita surpresa a Kiev, Blinken deve anunciar mais de US$ 1 bilhão de ajuda à Ucrânia ::

O presidente brasileiro também afirmou que recebeu convite de ambos os chefes de Estado para visitar as respectivas capitais, mas que só o fará quando puder visitar os dois países em uma mesma viagem. Lula jamais especificou quando ela aconteceria, mas assegurou, em mais de uma ocasião, que não será em 2023.