O documentário “Verde-Esperanza: aborto legal na América Latina”, de Maria Lutterbach, será exibido gratuitamente nesta quarta-feira (13), às 18h, no Centro Cultural Justiça Federal, no Centro do Rio de Janeiro. Após o filme haverá um debate sobre o tema.
O filme, realizado pela Gênero e Número e Filmes da Fonte, aborda a luta pela descriminalização e legalização do aborto na Argentina, Colômbia e Brasil. Enquanto lideranças feministas no Brasil batalham para que não haja retrocessos na legislação sobre aborto, mulheres que estiveram à frente da descriminalização na Argentina e Colômbia mostram como a conquista foi possível. As três experiências indicam caminhos e estratégias para a defesa dos direitos das mulheres e de pessoas que gestam.
Leia mais: Rosa Weber libera julgamento de ação que pode descriminalizar aborto até a 12ª semana de gestação
O evento é organizado pela vereadora Luciana Boiteux (Psol) que é uma das advogadas da ação que está tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF) pela descriminalização do aborto (ADPF 442).
Além da parlamentar, estarão presentes também na conversa sobre o documentário a diretora do filme, Maria Lutterbach, e representantes de movimentos e organizações feministas como Laura Molinari, do Nem Presa, Nem Morta; Tatianny Araújo, da Rede de Assistentes Sociais pelo Direito de Decidir; e Joluzia Batista, da Frente Parlamentar Feminista Antirracista (CFEMEA).
O Centro Cultural Justiça Federal fica na Avenida Rio Branco, 241, Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro.
Edição: Jaqueline Deister