Literatura

Oficina de criação literária de Alcy Cheuiche abre inscrições para nova turma com aulas online

As aulas iniciam amanhã (6) e serão realizadas todas as quartas-feiras, das 18h às 20h, de forma online, por três meses

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Alcy Cheuiche é autor de romances, poesias, crônicas e teatro. Tem mais de 30 obras publicadas - Foto: Luis Ventura

Estão abertas as inscrições para uma nova turma da Oficina de Criação Literária - Contos, do escritor Alcy Cheuiche. As aulas iniciam amanhã (6) e serão realizadas todas as quartas-feiras, das 18h às 20h, de forma online (via Zoom), com duração de três meses. 

Cheuiche explica que a atividade tem por objetivo desenvolver a construção da narrativa com vista no equilíbrio dos três elementos fundamentais (personagens, ambiente e ação), valorizando o processo criativo de cada aluno. 

:: Obra “Abya Yala – A Vida dos Povos Ancestrais da América” vai ser lançada na 68ª Feira do Livro ::

“Agora, em todo o Brasil, de fato, com as oficinas online, nós podemos atender um público muito mais significativo. As oficinas foram criadas, não só na literatura, com outras artes, para possibilitar pessoas que têm vontade de praticá-las. Passa-se a vida com muitas outras atividades, ganhar o seu pão, e não realizam esse sonho”, destaca o escritor.

Cheuiche está completando 21 anos de oficinas literárias e já teve mais 800 alunos com 100 livros de alunos individuais e coletivos publicados. “Esta oficina que começa agora, na quarta-feira, é uma das mais importantes, que eu tenho certeza dos seus resultados. É uma oficina de contos centrada nas técnicas essenciais da arte de escrever”, expõe.

:: Bienal do Livro 2023 destaca literatura de mulheres afro-brasileiras ::

"Um conceito que trabalhamos com ênfase nas aulas de criação literária é a hiperestesia, ou seja, o uso dos cinco sentidos na narrativa ficcional. O leitor, frente a frente com a narrativa, dispõe apenas das palavras para formar em sua mente as imagens do ambiente, dos personagens, da ação. Desta forma torna-se indispensável que sejam escritas palavras que lhe transmitam cores, sons, odores, sabores, sensações táteis", observa.

Sobre Alcy Cheuiche

Alcy Cheuiche é autor de romances, poesias, crônicas e teatro. Tem mais de 30 obras publicadas, algumas delas traduzidas para o espanhol, alemão, inglês e francês. Dedica-se principalmente ao romance, em especial ao histórico, tendo retratado personagens da maior relevância, como Santos Dumont, João Cândido - O Almirante Negro, Tamandaré, Sepé Tiaraju, Octávio Correia, o herói civil do 18 do Forte de Copacabana. 

Informações e inscrições podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou (51) 99703-8175 (whatsapp) c/ Ana Helena Rilho. 

:: Casa Escrevivência: escritora Conceição Evaristo inaugura projeto no Rio de Janeiro ::


Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko