Meio ambiente

19ª Feira Regional de Sementes Crioulas reúne mais de 90 expositores em Palmeira (PR)

Encontro acontece nos dias 25 e 26 de agosto, reunindo 27 municípios do Paraná e de outros estados

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Festas e feiras de sementes crioulas e da agrobiodiversidade da região centro-sul do Paraná são tradicionalmente organizadas no mês de agosto
Festas e feiras de sementes crioulas e da agrobiodiversidade da região centro-sul do Paraná são tradicionalmente organizadas no mês de agosto - Giorgia Prates

As festas e feiras de sementes crioulas e da agrobiodiversidade da região centro-sul do Paraná são tradicionalmente organizadas no mês de agosto para celebrar o momento de preparar a terra e semear novamente, iniciando mais um ano agrícola. A 19ª Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade acontece sexta-feira (25) e sábado (26), no Parque de Exposições Francisco Rutcoski, em Palmeira (PR). Já são mais de 90 expositoras e expositores inscritos de 27 municípios do Paraná e de outros estados, como Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Sementes crioulas de centenas de espécies e diversidades, mudas de árvores nativas, frutíferas, flores e plantas medicinais, alimentos beneficiados, produtos de milho crioulo, panificados, erva-mate, doces e artesanatos darão vida ao lema desta edição da feira regional: "Cuidando dos bens comuns: alimentos saudáveis, saúde popular e resgate das tradições”.

:: Com as primeiras chuvas, Montadas e Lagoa Seca já estão distribuindo sementes crioulas ::

Convocadas pela Coletivo Triunfo, formado por mais de 25 grupos comunitários e organizações da agricultura familiar, como cooperativas, sindicatos e associações, e assessorado pelo Programa Local Paraná da AS-PTA, as feiras regionais têm o intuito de promover processos de preservação e multiplicação da agrobiodiversidade. O Grupo Coletivo Triunfo está presente em pelo menos 15 municípios da região centro-sul e sudeste do estado, articulando uma grande rede de famílias agricultoras e comunidades guardiãs das sementes, conhecimentos e tradições.

“As feiras regionais acontecem historicamente por uma construção coletiva das famílias guardiãs e suas organizações de base, com o principal intuito de fortalecer a luta camponesa e preservar a agrobiodiversidade da nossa região, que cada vez mais é engolida pela lógica do agronegócio. Ver a diversidade nas mesas dos expositores em cada feira regional é um símbolo de resistência dos povos do campo”, diz Miriane Serrato, assessora da AS-PTA.

:: Você sabe o que é alimentação ecológica? Entenda os benefícios para o nosso corpo e o planeta ::

Inscrições e programação

As inscrições para expor na feira regional são gratuitas e ainda podem ser realizadas por meio de formulário online, seguindo importantes critérios de participação, assegurando um espaço livre de transgênicos e agrotóxicos.

Dentre os critérios de participação, estão a realização de teste de transgenia em todas as sementes de milho. Se for constatada a contaminação, as sementes deverão ser imediatamente retiradas da banca e da feira. Todas as bancas expositoras devem ter ligação direta com a conservação da agrobiodiversidade, e dentre os produtos devem constar no mínimo cinco variedades crioulas de sementes ou mudas.

Só são permitidos produtos (alimentos, artesanatos e insumos) que comprovem sua origem de produção familiar, ou, no caso de implementos agrícolas, que comprovem sua utilidade nas práticas agroecológicas de produção e conservação da agrobiodiversidade. Não será permitida a revenda de produtos industrializados, salvo quando estes produtos forem de origem de agroindústrias ligadas à agricultura familiar.

:: 'Assédio do agronegócio é o maior desafio para as comunidades indígenas no Mato Grosso do Sul', diz liderança da CPT ::

O alimento é central nas feiras regionais, e, por isso, os encontros sempre começam com o café da partilha, em que a cultura alimentar dos diferentes territórios está presente. Na sexta, 25/08, é dia de visita da comunidade escolar de instituições do ensino básico ao superior, possibilitando o contato e troca de conhecimentos entre diferentes gerações. Neste dia também acontecerão oficinas temáticas e uma noite cultural, embalada pela banda Filhos da Mãe Terra, de Mandirituba.

A abertura oficial da 19ª Feira Regional será no sábado (26) pela manhã, seguida da bênção ecumênica das sementes e apresentações culturais após o almoço. A partilha da mandala encerra o encontro, espalhando as sementes em terras férteis cuidadas por famílias que cotidianamente lutam por um futuro mais justo, com comida de verdade e muita fartura na colheita.


Cartaz de divulgação da 19ª Feira Regional de Sementes Crioulas / Divulgação

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini