sul global

Cúpula dos Brics será oportunidade de pensar um mundo multipolar, diz chanceler venezuelano

Em coletiva de imprensa Yvan Gil, ministro das relações exteriores da Venezuela destacou encontro dos países emergentes

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Yvan Gil, ministro das relações exteriores da Venezuela. - FEDERICO PARRA / AFP

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil, falou sobre a importância da reunião dos Brics para os países do sul global, em coletiva de imprensa na sede da Telesur, em Caracas. O Central do Brasil desta segunda-feira (21) trouxe os destaques da fala do ministro.

"Os cinco líderes do Brics têm uma responsabilidade muito grande. Existem muitas expectativas neste encontro na África do Sul", disse Yvan Gil em entrevista acompanhada pelo repórter Lucas Weber, enviado especial à Venezuela. 

Segundo o ministro, os motivos da grande expectativa para o encontro vão desde o cenário pós pandemia até a convocação de líderes da Venezuela, além de Arábia Saudita, Emirados Árabes e Indonésia. "Este é o encontro de número 15, e em nenhum dos outros 14 houve um cenário como o que encontramos neste momento. Primeiro que as duas últimas não foram presenciais. E esta é presencial, convoca os líderes e convoca também uma série de líderes regionais da África, América Latina, Oriente Médio e Ásia. Importante destacar a Venezuela, além de Arábia Saudita, Emirados Árabes e Indonésia", disse.

Além disso, o encontro com países emergentes põe em pauta uma "nova ordem", segundo ele. "Começa esse mundo emergente, que é o mundo que domina a energia, o mundo que domina a força de trabalho e o mundo que domina o consumo. Então, me parece que é um processo de arbitragem natural. Esta força que move o mundo começa a exigir uma nova ordem."

A reportagem completa está disponível no Central do Brasil desta segunda-feira (21) no YouTube do Brasil de Fato.


E tem mais!

Mãe Bernadete 

"Nós não queremos mártires!", afirma ministro Silvio Almeida em jantar em São Paulo.

Eleições no Equador 

Apesar da violência política das últimas semanas, votação foi tranquila e registrou percentual recorde de comparecimento às urnas.

Guerra da Ucrânia 

Tensão entre Rússia e Polônia ameaça transbordar guerra para além da Ucrânia.

Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. O programa é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre às 13h, pela Rede TVT e por emissoras parceiras espalhadas pelo país. 

Edição: Thalita Pires