violência

Após 4 meses internado, morre indígena que foi baleado em ataque de garimpeiros em Roraima

Venâncio Xirixana é a segunda vítima fatal de ataque realizado em 29 de abril deste ano

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Ataque de garimpeiros causou as mortes de dois indígenas - Reprodução/Instagram

Morreu neste domingo (20) o indígena Venâncio Xirixana, uma das vítimas de um ataque de garimpeiros à comunidade Uxiú, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, no último dia 29 de abril. Ele foi baleado no intestino e estava internado desde então.

Foi a segunda morte decorrente do ataque. O agente de saúde indígena Ilson Xirixana, que foi atingido por um tiro na cabeça, morreu ainda em abril. Uma terceira vítima também foi baleada, mas sobreviveu. "A situação é muito triste. Esperamos que a justiça seja feita", afirmou Maurício Ye'kwana, da Hutukara Associação Yanonami, ao Brasil de Fato.

A Hutukara Associação Yanomami (HAY) e a Associação Indígena Ninam-Taner informaram que Venâncio sofreu uma infecção em decorrência dos ferimentos a bala. Ele tinha sofrido uma série de perfurações no órgão. Ele tinha sido conduzido ao Hospital Geral de Roraima após o ataque.

Em nota conjunta, as associações "pedem esclarecimentos das autoridades quanto as investigações desse ataque violento dos garimpeiros aos nossos parentes. Não aguentamos mais ver o nosso sangue derramado dentro do nosso território por invasores, que além de roubarem as nossas riquezas, devastam, contaminam e nos matam".

O ataque aconteceu no contexto da retirada de garimpeiros da TI Yanomami, processo iniciado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após anos de negligência do executivo no mandato de Jair Bolsonaro (PL).

:: Políticos, militares e traficantes: quem atrasa a expulsão dos garimpeiros da terra Yanomami? ::

"A dor do nosso povo é muito grande. Esse caso não pode ser esquecido, não pode ser só mais um. Queremos justiça! E mais uma vez reiteramos aos órgãos públicos a urgência da saída dos garimpeiros da nossa Terra-Floresta. Chega de mortes!", complementa a nota. O pedido de investigação veio também de outras entidades que apoiam o movimento indígena.

Edição: Thalita Pires