Rio de Janeiro

formação

Escola de Comunicação Antirracista vai oferecer cursos gratuitos em plataforma virtual

Iniciativa do portal Notícia Preta busca levar levar formação e letramento racial para todas as regiões do país

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Fundado em 2018, o portal Notícia Preta é formado por uma equipe de profissionais, estudantes e comunicadores negros - Divulgação/André Gomes de Melo

A Escola de Comunicação Antirracista vai oferecer cursos online e gratuitos com aulas assíncronas para capacitar pessoas negras e periféricas em diferentes áreas da comunicação. A iniciativa do portal Notícia Preta é inédita no Brasil e pretende levar formação para todas as regiões do país. O lançamento da plataforma será na próxima segunda-feira (21). 

Leia mais: 

Os cursos serão direcionados para comunicação e mídia e, para isso, as disciplinas buscam levar letramento racial para os alunos, combatendo preconceitos enraizados na sociedade como a homofobia, o machismo e a transfobia. Neste primeiro momento, serão disponibilizados cursos de Marketing Digital, Assessoria de Imprensa e Comunicação Antirracista.

Um dos objetivos da escola é levar letramento racial a jornalistas, profissionais ou em formação, para que estereótipos sociais sejam quebrados. Para Thais Bernardes, CEO e fundadora do Notícia Preta, o jornalismo é um ferramenta na direção de uma sociedade antirracista. 

“O jornalismo não é só uma vertente da comunicação, é uma ferramenta de transformação social e toda transformação passa pela educação. Criar uma Escola de Comunicação Antirracista dentro do NP é entender que o jornalismo, e outras áreas da Comunicação, também são espaços de disputa de narrativas e de formação de pensamento crítico”, afirma Thais.

Além dos cursos online, uma parceria com o Senac RJ, através do Programa Senac de Gratuidade, vai oferecer cursos profissionalizantes para jovens e adultos com renda familiar média mensal de até dois salários mínimos. Esta formação será presencial, destinada a pessoas residentes no estado do Rio de Janeiro.

“Essa parceria consolida o compromisso com a educação e a capacitação para além da comunicação e do jornalismo, e estabelece outras possibilidades para jovens negros e periféricos transformarem suas vidas”, finaliza Thais.

A primeira turma já começa no próxima segunda-feira (21) no curso de Assistente Administrativo, na unidade do Senac Riachuelo, próximo a comunidade do Jacarezinho, na zona Norte do Rio de Janeiro.

Edição: Clívia Mesquita