DIREITA

Conservador Santiago Peña toma posse da Presidência do Paraguai; Lula comparece à cerimônia

Economista de 44 anos do Partido Colorado foi eleito em abril com 43% dos votos válidos e assume um mandato de 5 anos

|
Cerimônia de posse contou com a presença do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva - Twitter

presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, tomou posse nesta terça-feira (15/08), na sede do governo, Palácio de los López, em Assunção. O economista de 44 anos do Partido Colorado foi eleito em abril com 43% dos votos válidos e assume um mandato de 5 anos.

"Hoje é um dia de festa, celebramos a vitória da liberdade, celebramos a vitória da democracia. O êxito é fazer com que todos os paraguaios estejam melhor e que o mundo assista ao ressurgimento de um gigante. Já fomos uma grande nação e hoje estamos decididos a voltar a sê-lo. O nosso compromisso é construir uma sociedade onde todos possam prosperar. A capacidade de diálogo e a capacidade de chegar a acordos políticos não são apenas habilidades, mas atitudes indispensáveis para uma liderança bem-sucedida. O Paraguai está determinado a abandonar a sua antiga imagem de ilha rodeada de terra e a tornar-se o centro da integração sul-americana", declarou o presidente

A cerimônia de posse contou com a presença do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. O mandatário chegou ao Paraguai na última segunda-feira (14/08) para o evento. 

"O Paraguai é um parceiro importante para o Brasil. Queremos continuar a ter uma boa relação com o país vizinho, dando continuidade aos investimentos entre nossos países", afirmou Lula por meio das redes sociais antes de sair do Brasil. 

O novo presidente paraguaio, conservador de direita, já esteve duas vezes no Brasil para discutir com Lula questões importantes aos dois países, como o tratado de Itaipu, que precisa ser revisto ainda este ano.