LITERATURA

'Peabiru': o caminho sagrado dos povos ameríndios ainda é desconhecido dos brasileiros

O jornalista e escritor Carlos Dominguez apresenta seu livro na Fabico nesta quarta-feira (9), a partir das 19h

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
O livro é resultado de cinco anos de estudo, o autor, mais conhecido como Cadré, pesquisou as jornadas milenares de incas, guaranis, chimus, mochicas e outros povos originários pelas trilhas do continente - Foto: Charles Guerra

“Existem os povos que são caminho. E os povos que estão no caminho. Andamos por estes caminhos muitas vezes sem perceber que o caminho é sempre feito por outra pessoa, alguém que primeiro trilhou aquele rumo. Repetir a trajetória dos pioneiros é o que restaria aos que se aventuram nos momentos atuais. Porém… e aqueles que foram os pioneiros de fato? Existe mesmo quem primeiro abriu um caminho? Pouco provável. É apenas um desejo infundado de ter sempre alguém que foi o começo de algo, um percurso mítico dos tempos primeiros. Não existem os primeiros. O próprio tempo é algo difícil de determinar em suas relatividades.”

Trecho do livro Peabiru, o mítico caminho sagrado do Atlântico ao Pacífico

O jornalista e escritor Carlos Dominguez chega a Porto Alegre nesta quarta-feira (9) para lançar o seu livro “Peabiru, o mítico caminho sagrado do Atlântico ao Pacífico”. O evento começa às 19h, no auditório 02, da Fabico/Ufrgs (R. Ramiro Barcelos, 2705).

Entrevista: Pesquisador desbrava o caminho milenar dos povos originários da América do Sul

Um notável sistema de estradas desenvolvido pelos povos ameríndios há milênios ainda é desconhecido da imensa maioria dos brasileiros. É conhecido como o “Caminho de Peabiru”. Tem ramificações no Brasil, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Equador.

O significado integral do termo “Peabiru” ainda é discutido, mas todas as versões coincidem em parte, garantindo o sentido de “rota”, “caminho” ou “rumo”. Mescla de narrativa jornalística com investigação científica, o livro recua milhares de anos até as civilizações andinas prosseguindo até o desembarque dos primeiros europeus no Sul do Brasil.

O livro é resultado de cinco anos de estudo, o autor, mais conhecido como Cadré, pesquisou as jornadas milenares de incas, guaranis, chimus, mochicas e outros povos originários pelas trilhas do continente.

Mas sua veia de pesquisador não começou com esse livro, já publicou as obras “O silêncio dos afogados – O ethos jornalístico” e sobre a complexidade ambiental em Garabi-Panambi, pela Editora Imaginalis.

Também é professor do Curso de Jornalismo da UFPel e PhD em Comunicação e Informação pela Ufrgs. Lecionou na Unifra em Santa Maria e na UFSM - Campus Frederico Westphalen. Sua tese de doutorado é uma reportagem-ensaio que aborda a questão ambiental na fronteira Brasil-Argentina. Foi editor de Política, repórter e colunista do Diário de Santa Maria e Jornal de Santa Catarina.

Como comprar o livro Peabiru?
Nos lançamento: 9 de agosto, auditório 02, Fabico/Ufrgs, 19h. Porto Alegre.
Remessa pelos Correios direto pelo e-mail do autor [email protected]


Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko