Reconhecimento

Brasil de Fato RJ recebe prêmio na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro

Honraria, criada em dezembro de 2009, é destinada a pessoas físicas, coletivos e instituições do setor cultural do Rio

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O Rio de Janeiro foi o primeiro a ter jornal em versão tabloide com a marca Brasil de Fato - Foto: Pablo Vergara

Nesta terça-feira (8), a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro homenageou 109 instituições e fazedores de cultura com o prêmio Heloneida Studart de Cultura, no Palácio Tiradentes. O Brasil de Fato RJ é um dos homenageados. A honraria, criada em dezembro de 2009, a partir da resolução 874, é destinada a pessoas físicas, coletivos e instituições do setor cultural do Rio de Janeiro.

Continua após publicidade

Leia também: CCBB do Rio de Janeiro apresenta uma das maiores retrospectivas da obra de Heitor dos Prazeres

As áreas de atuação dos premiados incluem artes cênicas e visuais, audiovisual, culturas populares, literatura e música, além das categorias complementares, como arte pública e cultura urbana, artes integradas, gastronomia, gestão cultural e formação e qualificação na área da cultura e patrimônios culturais.

"É uma honra enquanto presidente da Comissão de Cultura da Alerj organizar o Prêmio Heloneida Studart. Estou certa de que teremos grandes iniciativas culturais premiadas este ano", comenta a deputada Verônica Lima, presidente da Comissão.

O diploma é um homenagem a escritora, presa política na luta contra a ditadura, feminista, defensora da cultura, parlamentar, Heloneida teve uma vida dedicada à defesa da democracia e dos direitos humanos.

O jornal Brasil de Fato RJ completou 10 anos de existência em 2023. O veículo de comunicação pensado para os trabalhadores e trabalhadoras foi distribuído em formato tabloide pela primeira vez no dia 1º de maio de 2013, quando um grupo de militantes de movimentos sociais e organizações políticas realizaram um antigo sonho de criar um jornal popular.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse