A Defesa Civil do Rio de Janeiro informou nesta segunda-feira (7) que a previsão de umidade relativa do ar na tarde de hoje pode ficar abaixo de 30%. Apesar de no inverno o tempo ser predominantemente mais seco, o índice nos níveis atuais é considerado preocupante e requer cuidados especiais por parte da população.
Leia mais: Você sabe como prevenir alergias e desidratação em meio ao clima seco?
Algumas dicas recomendadas pela Prefeitura do Rio são beber água, usar soro fisiológico nos olhos e no nariz para evitar ressecamento das vias e mucosas, usar protetor solar, não queimar lixo e mato, pois além de piorarem as condições do ar podem também alastrar o fogo com mais facilidade, e, por fim, manter os ambientes arejados.
E se no verão, a recomendação é evitar tomar sol nas horas mais próximas do meio-dia por conta da incidência de raios UVA e UVB, que além de provocarem envelhecimento precoce, podem ser causadores do câncer de pele, no inverno também é bom evitar atividades físicas no horário mais quente do dia porque a umidade também fica mais baixa.
Leia também: Prefeitura proíbe o uso de celular nas escolas da rede municipal do Rio
De acordo com o sistema do Alerta Rio, a segunda-feira (7) na capital é de ventos fracos a moderados, com temperaturas apresentando elevação em relação ao dia anterior, com mínima de 17°C e máxima de 35°C.
Para a terça e quarta-feira, a previsão é de céu nublado a encoberto, com possível chuva variando de fraca a moderada de forma isolada. Os ventos, segundo o Alerta Rio, estarão nos níveis moderado a forte. Já a temperatura pode variar entre 17º C e 28º C. Na quinta e na sexta, a temperatura volta a subir, com previsão de céu aberto e sem chuva.
Edição: Eduardo Miranda