Entre os próximos dias 1 e 18 de agosto, o Centro de Artes da Maré vai receber uma oficina de circo contemporâneo gratuita, com duração de 12 dias, voltada para adolescentes entre 14 e 21 anos. Todos os interessados em aprender sobre técnicas circenses como malabarismo, equilíbrio, acrobacia simples e trapézio fixo poderão se inscrever. As oficinas são uma iniciativa do espetáculo “Fábrica de Nuvem”, que estreia dia 5 de setembro no Centro de Artes da Maré, e serão conduzidas pelo artista circense e diretor teatral João Ferreira. As inscrições são limitadas e podem ser feitas online.
Além das atividades circenses, os participantes serão introduzidos a jogos teatrais e exercícios da dança contemporânea, integrando diferentes formas de expressão artística. As aulas acontecem de 3 a 4 vezes por semana, nos dias 1, 2, 3, 4, 7, 8, 9, 14, 15, 16, 17 e 18 de agosto, sempre das 14h às 18h.
Leia também: Agricultura familiar: políticas públicas são essenciais para garantir alimentos de qualidade
“O objetivo principal da oficina é oferecer aos adolescentes um ambiente criativo e seguro em que eles possam desenvolver habilidades físicas, expressivas e colaborativas. Através das técnicas circenses, os participantes irão aprimorar sua coordenação motora, equilíbrio e destreza física, desafiando-se e superando limites pessoais”, afirma João Ferreira, que vai conduzir as aulas e diretor do espetáculo “Fábrica de Nuvem”.
Ao combinar os elementos circenses com jogos teatrais e exercícios de dança contemporânea, os jovens também serão incentivados a explorar sua expressão artística, desenvolver habilidades de improvisação, trabalhar em equipe e ganhar confiança em si mesmos. A oficina proporcionará um espaço para experimentação, criatividade e descoberta, encorajando os adolescentes a se expressarem de forma autêntica e única.
As oficinas de circo compõem as atividades propostas pelo espetáculo “Fábrica de Nuvem”, que estreia dia 5 de setembro no Rio de Janeiro, e que narra a saga de uma palhaça e suas peripécias para salvar o planeta da ameaça de uma crise climática. Encarregada da manutenção dos rios voadores que nascem na floresta, a personagem se divide nas funções de cuidar do clima pela distribuição de chuvas, da casa e de si.
As oficinas e o espetáculo “Fábrica de Nuvem” são uma realização da Lusco Fusco, por meio do Programa de Fomento à Cultura Carioca - FOCA, um edital da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. O projeto ainda tem parceria do Instituto Clima e Sociedade.
Serviço
Oficinas de circo
Local: Centro de Artes da Maré (Rua Bitencourt Sampaio, 181 - Maré)
Datas: 1 a 18 de agosto (12 dias)
Horário: das 14h às 18h
Para jovens entre 14 e 21 anos. Grátis.
Edição: Mariana Pitasse