Emergência climática

Onda de calor atinge Europa e incêndios na Grécia forçam deslocamento de centenas de pessoas

Termômetros registram temperaturas acima dos 40°C na Espanha e na Itália

São Paulo (SP) |
Bombeiros tentam controlar um incêndio florestal em New Peramos, perto de Atenas, em 19 de julho de 2023 - Louisa Gouliamaki / AFP

A Grécia enfrenta mais de uma centena de focos de incêndio, o que levou diversas cidades próximas do litoral do país a serem evacuadas, informou a imprensa grega nesta quarta-feira (19). O incidente ocorre enquanto a região sul da Europa registra temperaturas elevadas.

De acordo com a BBC, o porta-voz do serviço de bombeiros grego, Ioannis Artopios, afirmou que embora os ventos fortes que atingem o país dificultem o trabalho de controle do fogo, os profissionais estão "fazendo todos os esforços".

O primeiro-ministro do país europeu, Kyriakos Mitsotakis, disse em comunicado que a Grécia teve "o primeiro dia realmente difícil deste verão" e que “é certo que mais virão. Tivemos, temos e teremos incêndios, que também é um dos resultados da crise climática que vivemos com maior intensidade".

A Organização Meteorológica Mundial (OMM), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), por sua vez, destacou a ligação das ondas de calor com a emergência climática. Segundo a instituição, o último verão na Europa causou cerca de 60 mil mortes relacionadas à elevação da temperatura.

"As temperaturas globais estão em níveis sem precedentes há várias semanas. As extensas e intensas ondas de calor deste ano são alarmantes, mas não surpreendentes porque, infelizmente, as condições observadas estão de acordo com as projeções do IPCC [Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima]", disse a OMM.

Nesta semana, a organização da ONU anunciou que está prevendo possíveis novos recordes e alertou que as consequências do calor extremo aumentam quando são levadas em consideração questões sociais, ou seja, a situação de vulnerabilidade às quais costumam estarem submetidas as camadas mais pobres da população global. 

Na última terça-feira (18), a cidade de Porqueres, na Espanha, chegou à temperatura de 44,3 °C e os termômetros registraram 46,3 °C em Licata, no sul da Itália. No início deste mês, o mundo viveu dois dias seguidos de recorde de temperatura média. Segundo a OMM, a onda de calor deve continuar.

 

 

 

Edição: Patrícia de Matos