Rio de Janeiro

clima

Chuva deve voltar ao Rio após ventos fortes e calor de 36º nesta quinta-feira (13)

Calor em pleno inverno antecipa chegada de frente fria com rajadas de até 70 km/h e mar agitado

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Ondas podem chegar a 4 metros de altura no Rio de Janeiro, alerta Marinha do Brasil - Tânia Rêgo/Agência Brasil

A aproximação de uma frente fria deixou o tempo instável no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (13). O ciclone extratropical que atinge a região Sul não vai chegar ao estado, mas a passagem em alto-mar trouxe ventos fortes na região metropolitana, com rajadas de até 70 km/h e mar agitado.

Ao mesmo tempo, a temperatura passou dos 36º C em alguns bairros da capital. Segundo meteorologistas, o calor em pleno inverno é chamado de pré-frontal e pode acontecer um ou dois dias antes da virada do tempo. A previsão do Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR) é de chuva fraca a moderada para esta noite. 

Leia mais: 

A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca até o próximo sábado (15) de toda faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina e do Rio de Janeiro, que inclui a Costa Verde até Campos dos Goytacazes, no norte do estado. A ondas passam de 2,5 metros e podem chegar até 4,5 metros de altura.

O tempo deve continuar instável nesta sexta-feira (14) e nos próximos dias, com previsão de ventos e chuva fraca a moderada a qualquer hora do dia. As temperaturas começam a cair com a passagem da frente fria e um sistema de baixa pressão associado. Só no sábado (15) que os ventos perdem a intensidade.

Edição: Clívia Mesquita