mais uma chance

Inscrições no Fies podem ser feitas até esta sexta-feira (7)

O programa possibilita financiar as mensalidades dos cursos de graduação em universidades particulares de todo o Brasil

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

No momento da inscrição no Fies é possível realizar a consulta de oferta de vagas por estado, município ou instituição de ensino - Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) deu início nesta terça-feira (4) ao processo de inscrições no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o 2º semestre de 2023. 

Os interessados em ingressar em uma universidade particular financiando as mensalidades para pagamento após a conclusão do curso, devem realizar a inscrição no programa até às 23:59 da próxima sexta-feira, dia 7 de junho, no horário de Brasília. 

É válido ressaltar que o Fies também pode ser utilizado para financiar o restante do curso de alguém que já esteja matriculado em uma instituição reconhecida pelo MEC. 

Para se inscrever no programa o estudante deve acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Esta é a plataforma digital do Ministério da Educação responsável por reunir todas as informações acerca do Fies, Prouni (Programa Universidade Para Todos) e Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Ao clicar em Inscreva-se, o candidato será redirecionado para a página Gov.br e deverá inserir login e senha para continuar. Após o preenchimento dos dados do candidato e do grupo familiar em que ele está inserido, é necessário fazer a escolha do curso, do turno e da instituição em que o candidato pretende estudar e assim finalizar o processo de inscrição. 

É importante destacar que no momento da inscrição, é possível realizar a consulta de oferta de vagas por estado, município ou instituição de ensino. 

De acordo com informações divulgadas pelo MEC, esta edição do Fies está ofertando 77.867 vagas em 1.265 instituições privadas nas cinco regiões do país. 

Para poder se inscrever no Fies é necessário que o candidato tenha realizado alguma prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010 e que tenha obtido média igual ou superior a 450 pontos na prova. O candidato não pode ter zerado a redação e nem ter realizado a prova como treineiro. 

Para concorrer ao Fies também é necessário possuir renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa. Para ter acesso na íntegra ao edital do Fies, acesse este link.

O resultado será divulgado no dia 11 de julho pelo Portal Único. Os pré-selecionados deverão realizar a complementação das informações dadas no momento da inscrição entre os dias 12 e 14 de julho também por meio da plataforma do MEC. 

Para aqueles que não foram contemplados no resultado, a inscrição para participar da lista de espera começa em 18 de julho e vai até o dia 29 de agosto. 

Criado em 2001 pela Lei nº 10.260, o Fundo de Financiamento Estudantil é uma política educacional coordenada pelo Ministério da Educação, que possibilita que estudantes de baixa renda consigam acessar o ensino superior realizando o financiamento das mensalidades em um prazo maior e com parcelas menores. 

Edição: Rodrigo Durão Coelho