Na última terça-feira (13), a Prefeitura de Maricá, município localizado na região metropolitana do Rio de Janeiro, inaugurou o Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel Brizola, no distrito de Itaipuaçu. A escola é considerada a maior em tempo integral do Brasil, com capacidade para atender cinco mil alunos do ensino fundamental.
O CEPT tem acessibilidade e dispõe de 81 salas de aula e mais 22 equipadas com telas interativas. Segundo o município, o espaço contará ainda com laboratórios de ciências naturais, robótica matemática, idiomas, artes, dança, cozinha gourmet, refeitório, biblioteca, mini cinema, auditório, observatório e planetário.
Leia mais: Em dois anos, unidades agroecológicas produzem 22 toneladas de alimentos em Maricá
Já na área externa será construída uma ampla área de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e duas quadras poliesportivas e uma quadra de atividades de vôlei na areia. A prefeitura ressaltou que todos os equipamentos da área externa também serão disponibilizados nos fins de semana para a comunidade de Itaipuaçu.
O prefeito Fabiano Horta (PT) esteve presente na inauguração e assumiu o compromisso de construir mais cinco CEPTs no município.
“É assim que acreditamos que a escola tem que ser. Um ambiente da transformação, das potências, com uma formação educacional qualificada, em tempo integral, ou seja, uma escola transformadora. Iremos fazer em Maricá mais cinco Campus da Educação Pública Transformadora e queremos que cada distrito tenha uma escola nos mesmos moldes. Nosso compromisso está estabelecido. Que nos próximos seis anos novos cinco CEPTs estejam construídos, formando cinturão de escolas públicas municipais”, afirmou.
Leia mais: Parceria entre município e MST pretende erradicar o analfabetismo em Maricá (RJ)
O Campus de Educação Pública Transformadora Leonel Brizola vai atender inicialmente os 2.200 alunos da Escola Municipal Anísio Teixeira, dos anos iniciais do Ensino Fundamental 1 até os anos finais do Ensino Fundamental 2. Para o ano de 2024 a previsão é que cerca de duas mil vagas sejam abertas dando preferência aos estudantes do 6º ao 9º ano. Atualmente, a rede de ensino de Maricá possui 65 escolas, 2.678 professores e 27 mil alunos.
Edição: Jaqueline Deister