Ecumenismo

CESE completa 50 anos de atuação em defesa dos direitos humanos na Bahia

Data será comemorada com culto ecumênico nesta terça-feira (13) e exposição fotográfica

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
CESE completa 50 anos de atuação em apoio a movimentos e organizações populares - Thomas Bauer

A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) celebra 50 anos de atuação em defesa dos direitos humanos, apoiando movimentos sociais e projetos voltados para as populações mais vulneráveis, marginalizadas e excluídas na Bahia. Para comemorar, a organização formada por seis igrejas cristãs vai realizar uma celebração ecumênica, com transmissão ao vivo nas redes sociais, e uma exposição aberta ao público, com entrada franca.

O culto celebrativo vai acontecer no dia 13 de junho, para convidados, às 18h, na Igreja da Santíssima Trindade, em Água de Meninos, na capital baiana, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da CESE. 'A Celebração da Alegria e do Compromisso' será uma cerimônia ecumênica com a participação das igrejas membro da CESE, amigos e amigas que fazem parte da trajetória dos 50 anos da instituição, organizações parceiras, a equipe executiva, ex-funcionários(as), ex-diretores(as) e as organizações da sociedade civil que integram o público beneficiário da instituição.

:: Mais de 520 pessoas foram resgatadas de trabalho análogo à escravidão este ano no Brasil ::

"Será um momento de celebrar 50 anos de vida e reforçar o compromisso das igrejas em apoiar iniciativas de movimentos sociais, organizações populares, organizações de base, coletivos populares, organizações ecumênicas etc. Todos trabalhando juntos para fortalecer a luta e a defesa de direitos humanos no Brasil", destaca a diretora executiva da CESE, Sônia Mota. Ela irá conduzir a celebração, junto com a assessora para Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, Bianca Daébs, e toda a equipe CESE. Embora o culto seja numa igreja católica, representantes de outras expressões de fé estarão presentes.

Cânticos indígenas e de mulheres africanas farão parte da liturgia, além de cartazes e bandeiras dos movimentos populares. Durante o ofertório, haverá distribuição de alimentos da economia solidária, produzidos por agricultoras e agricultores familiares. A partilha do pão e da sopa para moradores em situação de rua, da comunidade da Trindade, é uma prática da igreja, que será mantida durante a celebração dos 50 anos da CESE.

:: No Rastro das Lutas: movimento indígena na construção da democracia ::


Em 50 anos, CESE apoio diversos projetos de movimentos e organizações populares, beneficiando mais de 10 milhões de pessoas / Rodrigo Viellas

Exposição

A exposição 'Memória de uma caminhada em defesa dos direitos humanos' faz parte da programação dos 50 anos da CESE e poderá ser visitada na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, com entrada gratuita, de 15 a 22 de junho, das 9h às 12h, e das 14h às 17h.

Com a curadoria do ator, diretor, músico, artista visual e diretor de produção, Fernando Marinho, a exposição vai reunir fotos, vídeos e objetos que marcaram a história de luta da CESE em cinco décadas.

:: No Rastro das Lutas: após 10 anos de PEC das Domésticas, categoria ainda luta por direitos ::

O público poderá conferir na exposição o vídeo memória 'Efeito Semente', que revisita momentos marcantes da trajetória da instituição, que surgiu em 1973, em pleno regime ditatorial no Brasil, e até hoje é referência na luta por direitos humanos, por liberdade religiosa e por um ecumenismo de serviço. O roteiro é assinado por Carolina Gomes e a direção por Kau Rocha, ambos jornalistas. O vídeo também estará disponível no canal do Youtube da CESE.

CESE

A CESE é uma organização ecumênica composta por seis igrejas cristãs, fundada em 1973, para ser uma expressão do compromisso ecumênico em defesa dos direitos humanos. Em cinco décadas, tornou-se uma das referências do campo ecumênico e do diálogo inter-religioso. Desde sua fundação, a CESE definiu que o apoio a pequenos projetos seria uma das principais estratégias de ação da instituição. De 1973 a maio de 2023, mais de 14 mil iniciativas foram apoiadas pelo Programa Pequenos Projetos, beneficiando mais de 10 milhões de pessoas. A instituição atende à demanda de projetos de todo o Brasil, mas prioriza três regiões: Nordeste, Norte e Centro Oeste. A CESE é formada pela Igreja Católica - CNBB, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, Aliança de Batistas do Brasil.

Fonte: BdF Bahia

Edição: Gabriela Amorim