A presidente de Honduras, Xiomara Castro, apresentou neste sábado (10/06) uma solicitação formal ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco do Brics, para a admissão do país na instituição.
Castro está em sua primeira visita oficial à China, a convite de seu homólogo chinês Xi Jinping após o estabelecimento de laços diplomáticos entre os dois países. Sua viagem começou na sexta-feira (09/09) em Xangai e durará até quarta-feira (14/09).
A solicitação foi realizada após Castro se encontrar com Dilma Rousseff, que preside o banco, e quem recebeu o pedido formalmente. Segundo o governo hondurenho, nos próximos dias, uma comissão técnica do país dará início ao processo.
Após estabelecer relações com a China e as romper com Taiwan, o país latino-americano demonstrou vontade de também aprofundar as relações com o Brics.
Honduras anunciou o rompimento oficial das relações com Taiwan e o reconhecimento da existência da República Popular da China em 26 de março. No mesmo dia, representantes dos governos hondurenho e chinês assinaram um comunicado conjunto que estabelece laços diplomáticos.
Nesse documento, ambos os governos se comprometeram a desenvolver laços amigáveis com base nos princípios de respeito mútuo pela soberania e integridade territorial, não agressão, não intervenção nos assuntos internos do outro, igualdade, relações mutuamente benéficas e coexistência pacífica.
(*) Com Sputnik News.