O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,9% no primeiro trimestre de 2023 na comparação com o último trimestre do ano passado, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (1º).
O PIB é a soma de toda produção de uma economia durante um período. Ele é o principal indicador da atividade econômica de um país.
::Brasil gera 180 mil empregos formais; desemprego é o menor para abril desde 2015::
O resultado do primeiro trimestre é o primeiro apurado após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que prometeu em sua campanha fazer a economia crescer.
Segundo o IBGE, na comparação entre entre o primeiro trimestre de 2022 e o primeiro trimestre deste ano, o PIB cresceu 4%. Já no resultado acumulado dos últimos quatro trimestres, o crescimento é de 3,3%.
Setores da economia
Analisando os setores econômicos separadamente, houve alta na agropecuária (21,6%) e nos serviços (0,6%) e estabilidade na indústria (-0,1%) no primeiro trimestre de 2023.
::Petróleo e carros: governo põe meio ambiente em 2º plano em prol da economia::
Já na comparação entre este primeiro e o mesmo período do ano passado, a agropecuária cresceu 18,8% –resultado que pode ser explicado pelo bom desempenho de produtos da lavoura. A indústria cresceu 1,9% e o setor de serviços, 2,9%.
Investimento
A taxa de investimento no primeiro trimestre de 2023 foi 17,7% do PIB –abaixo do observado no mesmo trimestre do ano anterior (18,4%). Já a taxa de poupança ficou em 18,1% no trimestre (ante 17,4% no mesmo período de 2022).
Edição: Vivian Virissimo