Rio de Janeiro

DIREITOS HUMANOS

VÍDEO: Agentes da Ordem Pública do Rio agridem idosa ambulante em frente ao Santos Dumont

Segundo a Seop, ação era para apreender material vendido de forma irregular, mas mulher resistiu

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
rio de janeiro
Agressão aconteceu em praça que fica em frente ao Aeroporto Santos Dumont, no Aterro do Flamengo - Reprodução

Agentes da Secretaria de Ordem Pública (Seop), órgão ligado à Prefeitura do Rio de Janeiro, foram flagrados na última segunda-feira (30) agredindo uma senhora ambulante que vendia produtos em frente ao aeroporto Santos Dumont, no Aterro do Flamengo. No vídeo, feito por uma pessoa que passava pelo local, a mulher é empurrada e cai no chão.

Leia mais: Guardas municipais agridem entregador de app no Rio e redes sociais lembram caso George Floyd

A Seop informou que a ação tinha por objetivo apreender o material vendido de forma irregular, tendo havido resistência por parte da comerciante. Sobre a agressão à mulher idosa, a Seop afirmou que "vai analisar as imagens para verificar eventuais excessos".

O Movimento Unido dos Camelôs (Muca) tem relatado diversos casos de agressão da Guarda Municipal a ambulantes que trabalham na cidade e pedido respeito para a categoria ao prefeito Eduardo Paes (PSD). Sobre o caso, o Muca se solidarizou com a comerciante.  

"Parece deboche: no mesmo momento em que estamos em uma audiência pública para falarmos mais sobre a trabalhadora informal, fomos alcançados por mais uma denúncia de violência a nós, mulheres camelôs. Estamos nas ruas protestando, ocupando espaços políticos e nada, mais nada muda".

Leia também: Em dois anos, unidades agroecológicas produzem 22 toneladas de alimentos em Maricá

No início de maio, um entregador de aplicativo foi agredido por guardas municipais durante uma operação de fiscalização de mercadorias de ambulantes. O caso aconteceu no entorno da Praça Saens Peña, na Tijuca, zona norte da cidade. O homem foi identificado como Renato Luciano dos Santos, de 28 anos.

 

Edição: Eduardo Miranda